Foco e Escopo

A revista técnico-científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília tem como objetivo a divulgação da produção técnico-científica de instituições de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico; o registro público do conhecimento e sua preservação; a publicação dos resultados de pesquisas envolvendo ideias e propostas científicas inovadoras e a disseminação da informação e do conhecimento gerados pela comunidade científica.

O acesso e a participação ao nosso periódico são liberados à toda comunidade interessada neste tipo de estudo ou pesquisa, seja membro ou não da Rede de Ensino Técnico Federal.

Somos vinculados à Creative Commons, garantindo assim, segundo os mais modernos parâmetros legais internacionais de direitos autorais.

Não é cobrado nenhum tipo de taxa para publicação na Revista Eixo.

1      ARTIGO:

1.1   Artigo científicorelata um trabalho elaborado a partir de resultados inéditos de pesquisa que ofereçam contribuições para o progresso do conhecimento humano, científico e tecnológico. O artigo científico deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

f) Discussão e desenvolvimento;

g) Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO: O título, o resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos fielmente para o inglês. O artigo científico deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras se indispensáveis, e, neste caso, sem exceder o número de seis. Pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais deverão apresentar parecer de aprovação de Comitê de Ética Institucional.

1.2   Estudo de casoanálise intensiva de uma situação particular e real, de conteúdo inédito e relevante, visando aprofundar o conhecimento sobre determinado tema ou problema. Os resultados e descobertas são aplicados somente ao caso em estudo. Deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

f) Discussão e desenvolvimento;

g) Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO: O título, o resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos fielmente para o inglês. O trabalho deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras se indispensáveis, que não devem exceder o número de seis. Pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais deverão apresentar parecer de aprovação de Comitê de Ética Institucional.

1.3 Revisão bibliográficalevantamento e análise crítica sistematizada, baseados em revisão atualizada da literatura, com o objetivo de apresentar o estado atual do conhecimento sobre determinado assunto.  Deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

f)Discussão e desenvolvimento;

g)Referências bibliográficas.

OBSERVAÇÃO: O título, o resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos fielmente para o inglês. O trabalho deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras se indispensáveis, e, neste caso, sem exceder o número de seis. Pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais deverão apresentar parecer de aprovação de Comitê de Ética Institucional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIO

Produção textual de posicionamento discursivo, reflexivo e crítico acerca de um objeto de estudo de relevância para o autor. O ensaio corresponde à articulação de um ponto de vista. Deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

f) Discussão e desenvolvimento;

g) Referências bibliográficas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Eixo possui política de verificação antiplágio que antecede o envio para avaliação externa. A verificação ocorre por meio do CopySpider, que é uma ferramenta freeware para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet.

Um documento possui cópias indevidas quando o mesmo adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar conformidade com a norma de citações de referências (bibliográficas).

A avaliação externa e seleção dos artigos obedece à metodologia double blind peer review, cujos avaliadores são exclusivamente doutores nas respectivas áreas do conhecimento abordadas pelos artigos apresentados.

Semestral

Janeiro-Junho

Julho-Dezembro

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Editora IFB em caráter temporário e deliberativo, composto por membros preferencialmente de áreas e Campus distintos.