Histórico do periódico

EIXO, nome sugerido pelo Prof. Maurício Goulart, retoma a ideia de Lúcio Costa que remete aos eixos que cortam a Capital Federal e dialoga com os Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, uma proposta do Ministério da Educação de organizar a educação profissional em torno dos fundamentos técnico-científicos comuns e das peculiaridades regionais em suas diferentes linhas formativas. A organização de cursos por Eixos Tecnológicos enfatiza, pedagogicamente, as aptidões para a vida produtiva, possibilitando o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Concentra, em um mesmo eixo, práxis, ações, matrizes e identidades, reunidas em princípios científicos comuns.


A EIXO tem como política editorial a publicação de trabalhos resultantes de estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento científico em português, inglês e espanhol. O foco da revista é técnico-científico e o fluxo de captação é contínuo.

As submissões são online pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) por meio do acesso ao endereço http://revistaeixo.ifb.edu.br.O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

A avaliação dos trabalhos será realizada por avaliadores, doutores nas diversas áreas do conhecimento. Eventuais sugestões de modificações por parte da editora serão elaboradas com o consenso dos autores. Os textos expressam opiniões de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente o ponto de vista da Editora IFB ou do Conselho Editorial (Consed).

A EIXO aceita artigos originais, entendidos como artigos inéditos de pesquisa científica original em suas áreas específicas. 

O Conselho Editorial da REVISTA EIXO se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e a opinião do autor.

A revisão será feita por profissionais da área de Letras.

Os autores receberão como direitos autorais (1) um exemplar da revista publicada (quando esta for impressa).

Os artigos publicados na REVISTA EIXO podem ser reimpressos total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da revista e do respectivo autor e que seja consignada a fonte da publicação original.

Em hipótese alguma serão aceitos trabalhos que não respeitem essas orientações.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Remoção da identificação de autoria do trabalho no título do arquivo e na opção Propriedades no Word;

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou BrOffice (desde que não ultrapassem 2MB);

  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos;

  4. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.