Balanced Scorecard: Ferramenta Auxiliar na definição da Estratégia de TI alinhada ao Negócio.

  • Caroliny Almeida Soares Curso de Pós-Graduação em Governança de Tecnologia da Informação - Universidade Católica de Brasília
  • José Gonçalo dos Santos Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: Planejamento Estratégico de TI, Objetivos Organizacionais, Balanced Scorecard.

Resumo

Saber aonde se quer chegar é algo importante na definição de estratégias. O grande desafio está em sua manutenção e integração com as áreas. Caso isso não ocorra, o insucesso é algo iminente de ocorrer. Portanto, manter a sinergia para a integração e continuidade das ações deve ser o maior objetivo no processo de definição do planejamento estratégico. Dessa forma, este estudo procurou identificar como o Balanced Scorecard (BSC) pode auxiliar a área de TI em seu processo de definição da estratégia e garantir que este esteja alinhado aos objetivos organizacionais. Com base nos resultados apresentados, foi possível verificar que a aplicação do BSC na definição da estratégia da área de Tecnologia da Informação proporciona uma gestão mais efetiva com resultados satisfatórios, e uma avalia- ção mais clara no desempenho da área de TI em relação à organização e sua contribuição.

Biografia do Autor

José Gonçalo dos Santos, Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Católica de Brasília
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994) e Tecnologia em Gestão de TI pela Universidade Católica de Brasília, especialização em matemática computacional pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996) e em engenharia de requisitos e processo de negócio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas especialistas, inteligência artificial, análise estatística, data mining, banco de dados, ITIL, Análise Orientada a Objetos, Programação Orientada a Objetos, Linguagens de Programação (JAVA, C/C++, DELPHI, PHP) , SQL e Desenvolvimento JAVA WEB.
Publicado
2013-12-30
Seção
ARTIGOS