A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR AOS DOCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS

Marlúcia Silva Garcia Antunes Costa, Nathália Dornelas Barbosa, Patrícia Rossi Carraro

Resumo


Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do trabalho do psicólogo educacional aos docentes em escolas públicas. Diante dos relatos cada vez mais frequentes de professores agredidos, afastados de seu ofício por estresse, fadiga, doenças psicossomáticas ou simplesmente por desmotivação, faz-se necessário lançar um olhar mais atento sobre a docência. É importante destacar que os problemas socioeconômicos que assolam a sociedade brasileira são cada vez mais complexos. Nesse sentido, este estudo se propõe a apontar que o professor em sua jornada de trabalho precisa de apoio e orientação da área da psicologia possibilitando assim numa melhoria no ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. A partir de uma pesquisa bibliográfica busca-se compreender os benefícios do trabalho do psicólogo educacional ao docente, sejam eles tanto em qualidade de vida quanto em relação às atividades que realiza na escola. Os resultados demonstraram que diante da violência no cotidiano das escolas e o descaso de modo geral com a profissão do docente, o psicólogo deve ser inserido no ambiente escolar de forma sistemática e urgente com vistas a melhores condições de trabalho aos professores e maior valorização da classe, e, por conseguinte, da educação como um todo.


Palavras-chave


docente, psicologia, violência, estresse, escola pública

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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v3i2.146