A MATEMÁTICA NO UNIVERSO DA MÚSICA

Rosa García Márquez, Andréa Zander Vaiano, Rosana de Oliveira

Resumo


A Música é a arte mais popular do conhecimento humano. Desde 2011, tornou-se parte obrigatória da grade curricular do Ensino Básico das escolas públicas e privadas do Brasil. Porém, deixou-se a critério de cada instituição decidir o conteúdo a ser desenvolvido. Professores das séries iniciais optam por não trabalhar a Música por se sentirem inseguros. Por outro lado, quando a utilizam como recurso pedagógico, valorizam mais seus aspectos extramusicais. Nesse contexto, foi desenvolvido este trabalho no qual se pretende descrever as relações existentes entre a Matemática e a Música, enriquecer o conhecimento do professor, bem como apresentar maneiras de abordar a Música por meio dos conteúdos de Matemática.

Palavras-chave: Música; Matemática; Ensino Básico; Multidisciplinaridade.

 

Abstract:

Music is the most popular art of the human knowledge. Since 2011, it became an obligatory part to the curriculum of Basic Education of public and private schools in Brazil. However, each school can resolve the content that will be developed. Teachers of the early grades choose not to work Music content because they feel insecure. On the other hand, when they choose to use Music as a teaching resource, they valorize its extra musical aspects more. In this context, this work was developed intending to describe the relationships between Mathematics and Music, enrich the teacher’s knowledge, as well as provide ways to approach Music through the Mathematics contents.

Keywords: Music; Mathematics; Basic Education; Multidisciplinary.


Palavras-chave


Música; Matemática; Ensino Básico; Multidisciplinaridade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v3i1.147