Educação Profissional e Tecnológica: a acessibilidade como garantia de inclusão a alunos com deficiência [V-FEPTI]

Soraya Tatyara Costa Lopes, Chicar Fabiane Silva Martins, Adriana Alves da Silva Chaves, Ana Carolina Cerveira Tavares

Resumo


Este artigo apresenta pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Codó, a qual teve como objetivo nortear as ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nesta instituição, de modo a garantir o desenvolvimento de ações educativas inclusivas, capazes de atender às especificidades dos/as alunos/as com deficiência estudantes na instituição. Para tanto, abordamos os direitos adquiridos, ao longo do tempo, através de reivindicação das pessoas com deficiência, as quais, de acordo com um paradigma segregador, eram impedidas de usufruir dos espaços públicos. Assim, analisamos discussões sobre inclusão e acessibilidade, sobretudo no espaço educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pela pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas realizadas com o diretor geral do campus, professores e alunos com deficiência acerca das condições de inclusão e acessibilidade na referida instituição.

 


Palavras-chave


ACESSIBILIDADE/EDUCAÇÃO PROFISSINAL E TECNOLOGICA

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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v5i2.323