Escritura no espaço: texto de representação e a dupla força sobre o corpo

Alisson Araujo de Almeida

Resumo


Este artigo relaciona o conceito de texto de representação, de Richard Schechner, aos princípios de escritura presentes na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Desse diálogo conceitual busca-se uma ampliação do conceito de dramaturgia, compreendo-o como a tessitura das ações de uma representação. Essa concepção é fundamental para o intérprete que elabora seu texto de representação, no contexto do teatro contemporâneo, pois esse texto só se realiza no fazer, a partir da interação dos vários elementos que configuram a cena, sendo o corpo a melhor maneira de se interagir.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. A. Máscara: estratégia de composição física em texto de representação. 2013; 110f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasilia, Brasilia. 2013.

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARBA, E. Além das ilhas flutuantes. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1991.

_______; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1995.

FÉRAL, J. Théorie et pratique du théâtre: au-delà des limites. Montpellier: L’Entretemps, 2011.

FREIXE, G. Les utopies du masque sur les scènes européennes du XXème siècle. Montpellier: L’Entretemps, 2011.

_______. La Filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée théâtrale du jeu de l’acteur. Lavérune: L’Entretemps, 2014.

LECOQ, J. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers, 1997.

_______. Rôle du masque dans la formation de l’acteur. In: ASLAN, O.; BABLET, D. (Org.). Le masque du rite au théâtre. Paris: CNRS EDITIONS, 1999.

MNOUCHKINE, A. Le masque, une discipline de base. In: ASLAN, O.; BABLET, D. (Org.). Le masque du rite au théâtre. Paris: CNRS EDITIONS, 1999.

_____. Ariane Mnouchkine. Dirigé par Béatrice Picon-Vallin. Paris: Actes Sud – Papiers, 2009.

PEACOCK, R. A arte do drama. Trad. de Barbara Heliodora. São Paulo: Realizações Editora, 2011.

SCHECHNER, Richard. Performance: expérimentation et théorie du théâtre aux USA. Montreuil, THÉÂTRALES, 2008.

_______. Treinamento Intercultural. In: BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP/HUCITEC, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v5i1.325