REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZA-GEM PARA ESTUDANTES DA REDE E-TEC DO CAMPUS SAMAMBAIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

JONATHAN ROSA MOREIRA, JEFFERSON BRUNO PEREIRA RIBEIRO

Resumo


A avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva inclusiva, é um procedimento muito importante em qualquer proposta pedagógica, seja na modalidade de ensino presencial ou em Educação a Distência. O objetivo deste estudo é caracterizar a representação social da avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva sociointeracionista, considerando as percepções de estudantes de cursos da Rede E-Tec, mediado em modalidade de ensino em Educação a Distância, do campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa com o uso da técnica de associação livre de palavras. Percebeu-se que ainda há forte influência das concepções pedagógicas tradicionais que direcionam o significado de avaliação de aprendizagem para o público pesquisado.

Palavras-chave


Avaliação da aprendizagem; Sociointeracionismo; Educação a distância

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v8i3.478