A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores

LEONICE DE ANDRADE CARVALHO, WALTER MANUEL ALVES RODRIGUES, GABRIELA STEFANI DUARTE

Resumo


É a literatura um direito, como afirma Antônio Candido (2004)? A arte, em especial a literatura, pode ser o caminho para si mesmo, para a percepção das nossas angústias e aflições, ou seja, o meio mais curto para aventurar-se a decifrar o mundo. É essa a proposta da literatura na formação de jovens leitores, não só no que reúne em conhecimento, mas também, fundamentalmente, como meio real de acessar a vida. Por isso, propomos o estudo e a análise de narrativas literárias que tematizam a violência e a crueldade e que são comumente lidas nas aulas de literatura do Ensino Médio. A partir daí investigamos a maneira como são feitas essas leituras e como se dá a recepção desses textos entre os jovens alunos de Ensino Médio de escola pública. Como a leitura e a literatura podem redirecionar as percepções de jovens leitores diante do cotidiano e da vida?

Palavras-chave


Leitura; Literatura; Formação de jovens; Ensino; Desfeitichização; Compreensão

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v8i3.497