Proposta literária e estética da recepção: da paraliteratura aos cânones

DENIS ALVES FARIAS

Resumo


A estética da recepção tem no leitor um elemento ativo que percebe a leitura muito mais que mero movimento linear progressivo ou exercício acumulativo. Um leitor que lê a mensagem como possibilidade de ampliação para uma visão de mundo própria integrada à estrutura do texto e do autor. A leitura é perceptível em vários formatos, suportes e gêneros, sendo essencial uma postura inovadora em sala de aula, de forma a relacionar a paraliteratura e os gostos oriundos de nossos alunos em consonância aos clássicos e contemporâneos. Na Grande Literatura as obras são estudadas e cobradas em exames vestibulares. Por outro lado, obras como “A culpa é das estrelas”, traduzidas para diversas línguas e que já venderam milhões de exemplares não são consideradas literárias e, por isso, não são cobradas e nem estudadas em exames. Como primeiro passo para a problematização, partimos de uma pesquisa que constatou como está sendo realizado o trabalho da literatura no campus Juína e sua relação com os principais envolvidos: alunos, docentes e bibliotecário. Diante disso, estabelecemos um trabalho em conjunto com professores de Literatura dos primeiros anos do Ensino Médio cujo objetivo seja a efetivação de práticas de letramento literário por meio de novas metodologias fundamentadas em Rildo Cosson, Roxane Rojo, Regina Zilberman, dentre outros.

Palavras-chave


literatura, ensino, letramento

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v8i3.532