Consciência ecológica na escola: um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem do bioma cerrado na escola pública

Resumo

O estudo teve como objetivo discutir como tem se construído o contexto na relação dos alunos de uma escola da rede pública com as informações sobre os grandes biomas. No caso o Bioma Cerrado, e como o mesmo está sendo representado nos conteúdos do livro didático adotado. Entendendo ainda a relação que o professor promove para uma possível preservação e as ações que levam os alunos a formarem em relação às formas respeitosas sobre o meio ambiente. Para a realização da pesquisa foram utilizadas análises bibliográficas e pesquisa de campo. Foi possível assim observar as propostas que o livro e professor estão desenvolvendo entre os alunos, que os mesmos conhecem os problemas ambientais, e estão levando o conhecimento adquiridos ate os limites das paredes da sala de aula, com isso não apenas os alunos mas sociedade em geral são beneficiada. Palavras-chave: Ensino, livro didático, cerrado.

Biografia do Autor

Paulo Jean Pereira Alves, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Servidor Público Federal no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, atualmento (2018) aluno da Pós-graduação nível Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Referências

ALVES, Paulo Jean Pereira, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: Necessidade de um Novo Modelo de Desenvolvimento, Trilhos: - Revista do sudeste Goiano/Faculdade do Sudeste Goiano. v. 1, n. 1 (2003) – Pires do Rio – GO: Gráfica Pires do Rio, 2011 – v. 7, (2011/2) v.: Il. Color.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar, FARIA, Dóris S., A ESCOLA E A CONSERVAÇÃO DO CERRADO: UMA ANÁLISE NO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL; Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília; 2003.

DIAS Cristiane. Mapeamento do município de Pires do Rio, GO: usando técnicas de geoprocessamento. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2008. .

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Altas, 2008.

GONÇALVES, Franciane Prado. Estudo Das Representações Sociais do Cerrado na Visão de Alunos do Ensino Fundamental de Escolas Rurais em Rio Verde Go / Franciane PradoGonçalves. Dissertação de Mestrado – Universidade Federla de Goiás Regional Jataí, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2015.

KLINK, CARLOS A., MACHADO, RICARDO B. A conservação do Cerrado brasileiro, Megadiversidade, Volume 1, Nº 1 | Julho 2005.

MATOS Patrícia Francisca. Cerrado? Cadê? O agronegócio e seus efeitos ambientais no Sudeste goiano. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária. Universidade Federal de Uberlândia, 2012.

MELHEM Adas, Sérgio Adas EXPEDICOES GEOGRAFICAS 7º ANO 2ª EDICAO - ED. MODERNA Adas, Melhem Expedições geográficas, 7º ano — 1. ed. — São Paulo, Moderna, 2011.

SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação Ambiental na Escola: Conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio.

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria: 2007.

SENICIATO, Tatiana. Ecossistemas terrestres naturais como ambientes para as atividades de ensino de ciências.2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2002.

Publicado
2019-12-17
Seção
ARTIGOS