INTEGRAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NOVOS DESAFIOS PARA O DISTRITO FEDERAL

CLÁUDIO HIROSHI NAKATA

Resumo


Em consonância com as mudanças sociais, o sistema de ensino público ou o privado devem oferecer aos jovens oportunidades educacionais que lhes permitam desenvolver novas capacidades de saber, de trabalhar e de se relacionar, mostrando a importância da autonomia, do entusiasmo e da criatividade no processo de ensino-aprendizagem. A reorganização do ensino médio abriu novas perspectivas, uma vez que a formação técnica profissional de nível médio passou a ser um dos itinerários formativos possíveis para o novo modelo de ensino. No entanto, essa inovação integradora (ensino médio + educação profissional) traz a necessidade de profundas reflexões, cujos desafios precisam ser discutidos e superados, sob pena dessa inovação não se converter em transformação efetiva, tornando-se numa mera mudança de roupagem que atende apenas às plataformas políticas, distante da concepção pedagógica de preparar o estudante para tornar-se um vetor transformador da sociedade, com consciência plena de sua cidadania. O resultado dessa integração vai muito além de simplesmente adequar as matrizes curriculares do ensino médio e da educação profissional, mesclando os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias. O objetivo deste artigo foi, portanto, realizar uma análise preliminar dos desafios, para que a integração do novo ensino médio com a educação profissional possa ocorrer de forma plena e efetiva.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v8i3.640