Técnicas para o ensino de equação de 1º grau com uma incógnita: uma análise sobre a eficiência dos “atalhos matemáticos” utilizados no ensino de equação

  • Felippe Farias Ferreira Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
  • Thiago Ramos oliveira Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
  • Tiago Felipe Oliveira Alves Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília

Resumo

O estudo apresentado pelo presente artigo, tem por objetivo comparar, através de aplicação de método prático de ensino de equações do 1º grau com uma incógnita, e relato de alunos, a relação de efetividade entre a técnica que chamamos, durante o estudo, de “atalho matemático”, que consiste na transposição de termos e mudança de sinal, e a da técnica da balança em equilíbrio, que trata a equação como uma balança e busca, durante a manipulação dos termos, manter o equilíbrio. Foi realizado em uma turma de 6º etapa, do segundo segmento de EJA do Centro de Ensino Fundamental 02 da Cidade Estrutural (CEF 02), de Brasília - DF, no ano de 2017. Apresenta pesquisa bibliográfica a respeito do ensino da álgebra e ,principalmente das equações, além de alguns pontos importantes, citados por outros pesquisadores dessa área, sobre a importância de como se trabalhar o assunto.  

Biografia do Autor

Felippe Farias Ferreira, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
DIscente de licenciatura em Matemática,Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia - IFB - Campus Etrutural
Thiago Ramos oliveira, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
Discente de licenciatura em Matemática,Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia - IFB - Campus Etrutural
Tiago Felipe Oliveira Alves, Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília
Docente do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Brasília,Campus Estrutural - LIcenciatura em Matemática

Referências

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Publicado
2019-12-17
Seção
ARTIGOS