O trabalho do pedagogo na Educação Profissional do Instituto Federal de São Paulo

  • Walas Leonardo de Oliveira Instituto Federal de São Paulo
  • Thalita Cavassana Dias da Fonseca Instituto Federal de São Paulo

Resumo

A docência não é o único campo de atuação para os graduados em pedagogia. Por se tratar de um especialista em educação, o pedagogo pode exercer diferentes papéis na área. Uma das possibilidades de atuação é na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), importante modalidade da educação brasileira, a qual passou por uma significativa expansão, especialmente a partir do final do ano de 2008, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Nesse contexto, o artigo busca analisar os principais desafios enfrentados por pedagogos que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e as possíveis relações entre as estratégias adotadas por esses profissionais para o enfrentamento das dificuldades e sua formação inicial. A pesquisa se justifica pela escassez de estudos sobre o trabalho dos pedagogos na EPT, em especial nos IFs, principalmente estudos que estabeleçam relações entre os desafios que enfrentam no seu cotidiano laboral e sua formação inicial. Primeiramente, efetuou-se uma revisão bibliográfica contando-se com as contribuições de recentes pesquisas sobre o trabalho do pedagogo na modalidade em questão, particularmente a partir de Gonçalves, Abensur e Queiroz (2009); Brandt et al. (2014); Almeida e Azevedo (2015); Carrijo, Cruz e Silva (2016). Já a pesquisa empírica se deu por meio da aplicação de questionário. Os dados apontam, entre outros elementos, para o fato de os pedagogos possuírem maiores dificuldades na relação com docentes e gestores; além disso, a maioria dos pedagogos, mais de 80%, declarou que não teve, durante a graduação, nenhuma discussão ou disciplina que contemplasse a EPT.

Biografia do Autor

Walas Leonardo de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo
Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela UFMG (conceito CAPES 7). Professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo, área Educação/Pedagogia.
Thalita Cavassana Dias da Fonseca, Instituto Federal de São Paulo
Graduanda em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Campos do Jordão.
Publicado
2020-10-26
Seção
ARTIGOS