O fenômeno do teto de vidro enfrentado pelas mulheres do Instituto Federal de Brasília
Resumo
As discriminações sofridas pelas mulheres estendem-se até mesmo à administração pública. Apesar de a forma de provimento acontecer por meio de concurso público, tais discriminações possuem diversas origens. Assim, objetiva-se verificar como as mulheres, do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, que ocupam ou ocuparam cargos intermediários de liderança, lidam com as barreiras do “teto de vidro” em suas carreiras. O referencial teórico explora a evolução das mulheres no mercado de trabalho, desde sua entrada até as barreiras do teto de vidro. Nesse percurso, ao tentarem permanecer em cargos de liderança, elas se sujeitam ainda às problemáticas da síndrome da impostora, do assédio sexual no trabalho, das dificuldades de conciliar a dupla jornada de trabalho. Metodologicamente o estudo está centrado em uma abordagem qualitativa, que ocorreu em duas fases. Na primeira, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com servidoras da Instituição de análise. Na segunda fase, por meio da análise de conteúdo, foram criadas hipóteses com base nas falas das entrevistadas. Os resultados indicam que as mulheres entrevistadas continuam, apesar de tudo, enfrentando barreiras e dificuldades ao tentarem progredir para os altos cargos da administração pública.
Publicado
2021-12-06
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).