Dossiê

Dossiê do grupo de pesquisa Diversidade e Inclusão

  • Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília http://orcid.org/0000-0001-8490-5883
  • Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília
  • Elenice dos Reis Santos Instituto Federal do Mato Grosso
  • Elizabete Maria da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Oscar Zalla Sampaio Neto Universidade Federal do Mato Grosso
  • Ana Roberta Crisóstomo de Morais Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília
  • Ana Carolina Simões Lamounier Figueiredo dos Santos Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília
  • Zora Yonara Torres Costa Instituto Federal de Brasília - Campus Gama

Resumo

Trata-se  de um dossiê que contempla quatro relatos de experiência produzidos no âmbito do Grupo de Pesquisa institucional Diversidade e Inclusão do IFB. Tem como objetivo descrever as experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas durante o período de 2020 e 2021, relacionadas à pandemia da COVID-19 e ao ensino remoto. O contexto dos relatos aborda: (1) Estudantes com necessidades específicas do ensino médio integrado e os limites da atuação pedagógica durante a pandemia; (2) pesquisa e extensão na inclusão socioprodutiva de empreendedores da economia solidária em tempos de pandemia; (3) permanência estudantil, questão racial e a pandemia - diálogos e caminhos; (4) experiência com o ensino remoto em um curso técnico integrado - estratégias para continuidade de atividades letivas com a adoção de metodologias ativas. Ademais, os artigos foram elaborados por pesquisadores do IFB, IFMT, UFMT e UNEMAT.

Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília
Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Brasília. Mestre em Engenharia Mecânica (UFPE). Graduada em Sistemas de Infomação (IFPE) e em Engenharia Eletrônica (UPE). É professora de Informática no IFB desde 2012.
Publicado
2022-12-28