Dossiê
Dossiê do grupo de pesquisa Diversidade e Inclusão
Resumo
Trata-se de um dossiê que contempla quatro relatos de experiência produzidos no âmbito do Grupo de Pesquisa institucional Diversidade e Inclusão do IFB. Tem como objetivo descrever as experiências de ensino, pesquisa e extensão realizadas durante o período de 2020 e 2021, relacionadas à pandemia da COVID-19 e ao ensino remoto. O contexto dos relatos aborda: (1) Estudantes com necessidades específicas do ensino médio integrado e os limites da atuação pedagógica durante a pandemia; (2) pesquisa e extensão na inclusão socioprodutiva de empreendedores da economia solidária em tempos de pandemia; (3) permanência estudantil, questão racial e a pandemia - diálogos e caminhos; (4) experiência com o ensino remoto em um curso técnico integrado - estratégias para continuidade de atividades letivas com a adoção de metodologias ativas. Ademais, os artigos foram elaborados por pesquisadores do IFB, IFMT, UFMT e UNEMAT.
Publicado
2022-12-28
Seção
DOSSIÊ
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).