DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.12

Resumo

No presente artigo, objetiva-se compreender o tempo e o espaço dos componentes curriculares da Didática no Curso de Pedagogia do Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Elencou-se como questão central de pesquisa a seguinte indagação: o tempo e o espaço da Didática desenvolvem, nos estudantes, os processos formativos necessários à atuação docente? A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, do tipo documental. Os aportes teóricos se fundamentaram em Freire (1996), Martins (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2019), Candau (2012), Cruz e Hobold (2016), Marin (2018), Hobold e Farias (2020), entre outros autores. Os resultados elucidam que os processos formativos desenvolvidos nos componentes curriculares de Didática do Projeto Político do Curso de Pedagogia da referida instituição estão presentes no Núcleo de Formação Geral, sendo dois da Didática Geral, sete das Didáticas Específicas, dois das Didáticas para as modalidades de ensino e dez de Componentes Curriculares que contêm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. No Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, dois Componentes Curriculares têm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. Portanto, constatou-se que os conteúdos e elementos da Didática estão presentes de forma expressiva na proposta curricular do curso de Pedagogia do IFC e que essa formação verticaliza toda a formação do futuro professor-pedagogo-pesquisador.

Biografia do Autor

  • Andressa Graziele Brandt, IFCUFSC

    Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) -  Campus Camboriú, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação(PPGE/IFC), Doutora em Educação PPGE/UFSC , tutora do PET Conexão de Saberes do IFC Campus Camboriú,  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC e  do grupo de pesquisa Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade (TEETIS ). ORCID id:https://orcid.org/0000-0002-8176-1930 E-mail:andressa.brandt@ifc.edu.br

  • Nadja Regina Sousa Magalhães, Instituto Federal do Paraná

    Docente do Instituto  Federal do Paraná,  docente de Educação Especial. Doutora em Educação, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC.Integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva do IFPR. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Irati. ORCID id:https://orcid.org/0000-0003-1349-4487  E-mail: nadjamagalhaes78@gmail.com

  • Valquiria de Borba Guizoni, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú

    Licencianda em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense (IFC) -  Campus Camboriú. Bolsista do Programa de Educaçõ Tutorial (PET) Conexão de Saberes do IFC Campus Camboriú. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC.

  • Najla Cristina Sousa Magalhães, Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Caxias - MA

    Especialista em Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Gestão em Saúde. Possui graduação em licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (2012). É professora do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Caxias - MA. 

  • Cristine de Oliveira Dilli, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

    Mestranda em Educação.

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Publicado

2024-04-30

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponibilizados.

Como Citar

DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO. (2024). Revista Eixo, 13(1), 5-11. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.12

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