Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Quando necessário, a pesquisa deve ser aprovada por um comitê de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Um editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nestas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • O texto está revisado quanto aos padrões da Língua Portuguesa ou da língua estrangeira utilizada. 
  • Não há identificação de autoria no arquivo enviado. 
Para facilitar o processo de submissão, gostaríamos de elencar alguns elementos que esperamos encontrar no seu trabalho:
  • o arquivo do texto deverá ser encaminhado no formato Word (.doc)
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12 e cor preta;
  • Espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos;
  • Formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm);
  • O texto deve ter entre 4.000 e 8.000 palavras (ou até 20 páginas), incluindo títulos, resumos, palavras-chave, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, etc.), referências bibliográficas. É aconselhável que seja evitado o uso de notas de rodapé;
  • Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Além disso, os títulos devem ter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos e preposições. O resumo e o abstract devem ter entre 150 e 250 palavras. Os artigos devem ter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave e keywords;
  • As citações e referências devem estar adequadas à NBR 10520:2023 da ABNT;
Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico e outros):
  • As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.
  • A identificação das ilustrações deve aparecer na parte superior, precedida da palavra que a designa – figura, tabela, quadro, gráfico e outros – seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Figura 1 – Título). A fonte consultada deve ser identificada na parte inferior, assim como as legendas, as notas e outras informações necessárias, se houver. 
  • A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada dentro da ilustração.

Artigos

Para a Revista Eixo, um artigo científico é um gênero textual que apresenta, descreve e sistematiza pesquisas de especialistas já formados ou em formação nas mais diversas áreas do conhecimento humano. As propriedades essenciais de um artigo são:

  1. Rigor metodológico: O artigo deve seguir uma estrutura lógica e descritiva, apresentando problema de pesquisa, métodos e resultados.
  2. Objetividade: Os artigos científicos são escritos de forma objetiva, utilizando uma linguagem técnica apropriada para a área de estudo.
  3. Originalidade: Não confundir "originalidade" com "ineditismo". Os artigos devem ser originais no tema ou na forma de abordagem, contribuindo assim para o desenvolvimento da área. 
  4. Relevância científica: O artigo deve contribuir para o avanço do conhecimento em uma área específica.
  5. Citações e referências: Todo artigo científico deve conter referências bibliográficas, citando os trabalhos anteriores que deram base para a pesquisa atual.

A estrutura formal de um artigo científico geralmente inclui título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.

Na Revista Eixo, utilizamos como referência as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Antes de ser avaliado, o artigo é submetido a um teste antiplágio.

Antes de publicado, o artigo é avaliado por outros especialistas da área, que verificam a qualidade e validade do conteúdo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.