Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

A Revista Eixo publica, em sistema de fluxo contínuo (rolling pass), artigos inéditos que busquem discutir e oferecer respostas a fenômenos relacionados à áreas multidisciplinares da revista.

Somente serão aceitos para avaliação os trabalhos de pesquisadores que apresentem resultados de pesquisa em diferentes níveis. As submissões são contínuas, sem cobrança de taxa de processamento, e a publicação é gratuita. Os sistemas LOCKSS e CLOCKSS são utilizados para garantir o arquivamento seguro e permanente do conteúdo da revista.
TIPOS DE TRABALHOS/DOCUMENTOS
Com base no documento da SCIELO, 2024

Artigo de Pesquisa:
Artigo que comunica uma pesquisa original. Entre outros tipos, destacamos:

Um Artigo de Pesquisa é um documento escrito que apresenta os resultados de uma pesquisa científica original de forma clara, sistemática e rigorosa. Os artigos científicos são um meio fundamental de comunicação na academia e na pesquisa, permitindo que os cientistas e pesquisadores compartilhem suas descobertas, métodos, análises e conclusões com a comunidade científica e o público interessado.

Artigo de pesquisa empírica: refere-se a um estudo original que coleta e analisa dados concretos a fim de responder a questões de pesquisa específicas relacionadas à Educação Matemática. Os dados são obtidos, geralmente, por meio de métodos observacionais, experimentais ou de pesquisa de campo. Esses artigos apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, a coleta de dados, análises e discussões dos resultados para inferir contribuições significativas.

Artigo de pesquisa documental: concentra-se na análise crítica de documentos, como registros escritos, legislação, políticas educacionais, currículos e materiais educacionais relacionados à Educação Matemática. Esses artigos investigam como os documentos influenciam ou refletem as áreas multidisciplinares da revista, destacando a relevância e a interpretação desses registros.

Artigo de Revisão:
Artigo que sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura. Envolve uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre um tópico específico da Educação Matemática. Ele sintetiza pesquisas anteriores e identifica tendências, lacunas ou desafios no campo. Esses artigos fornecem uma visão panorâmica da pesquisa existente, auxiliando na compreensão do estado atual do conhecimento e no direcionamento de futuras investigações as áreas multidisciplinares da revista.

CADASTRO NO ORCID E LATTES (OBRIGATÓRIO)
A fim de atender aos padrões internacionais de editoração científica, a equipe editorial da Revista Eixo estabeleceu a obrigatoriedade da inclusão do ORCID e Lattes ID durante o processo de submissão de qualquer texto à revista, conforme indicado no Template do artigo. Editores, membros dos Conselhos e Comitês Científicos, e avaliadores ad hoc também são obrigados a fornecer o número do ORCID em seus perfis. É possível criar rapidamente e gratuitamente o ORCID por meio do seguinte link: https://orcid.org/register.
DIRETRIZES DE REGISTRO DE CONFLITO DE INTERESSES
O conflito de interesses ocorre quando há divergências ou interesses conflitantes que possam comprometer a avaliação imparcial de um texto. Esses conflitos podem surgir de questões pessoais, políticas, acadêmicas, religiosas, financeiras, entre outras. Portanto, é responsabilidade das partes envolvidas registrar qualquer conflito de interesses, juntamente com sua justificativa, no respectivo campo do sistema da Revista Eixo:

1) Autores: devem informar, durante a submissão do texto, se há algum conflito de interesses. Caso não haja, deve-se indicar no campo que não há conflito de interesses.
2) Editores: caso haja algum conflito de interesses, o editor responsável deverá repassar a edição do texto para outro editor, a fim de garantir a imparcialidade do processo, fornecendo uma justificativa para essa substituição.
3) Avaliadores: existem duas opções: assegurar que será capaz de fornecer uma análise imparcial e objetiva, explicando quaisquer conflitos de interesses relacionados ao trabalho e sua autoria; ou, caso identifique um conflito de interesses que impossibilite a imparcialidade, recusar-se a realizar a análise, fornecendo uma explicação para sua decisão.
PRINCÍPIOS DE TRANSPARÊNCIA ASSUMIDOS PELA REVISTA EIXO
1) Correções e Erratas: A Revista Eixo adota a prática de emitir erratas em casos em que correções são necessárias em artigos já publicados. Essas erratas serão prontamente disponibilizadas, garantindo a transparência e a correção de eventuais erros.
2) Franqueza e Prestação de Contas: A Revista Eixo busca a franqueza na apresentação dos aspectos tanto positivos quanto negativos relacionados ao desempenho da revista. Isso assegura a prestação de contas aos leitores, autores, avaliadores e editores, proporcionando uma visão transparente das atividades e resultados da revista.
3) Ética e Transparência: A transparência é considerada um princípio ético fundamental na Revista Eixo. A revista compromete-se a conduzir suas operações com integridade e transparência.
4) Fornecimento de Informações Relevantes: A Revista Eixo se compromete a fornecer informações de interesse para leitores, autores, avaliadores e editores de forma clara e acessível. Isso é feito com respeito à política de privacidade, mantendo a confidencialidade dos dados pessoais.
5) Cumprimento de Políticas: A Revista Eixo mantém um compromisso inabalável com o estrito cumprimento de suas políticas, incluindo diretrizes editoriais, políticas de revisão por pares, prazos de publicação e todas as normas estabelecidas para garantir a qualidade e integridade dos artigos publicados.
Através desses princípios de transparência, a Revista Eixo busca estabelecer uma relação de confiança com seus leitores, autores, avaliadores e editores, promovendo a transparência e a qualidade em todas as etapas do processo de publicação.
ASSINATURAS
Com o objetivo de disponibilizar a Revista de forma online e ampliar a disseminação das pesquisas publicadas, a Revista Eixo não adota assinaturas ou versões impressas. Todos os números da revista estão disponíveis gratuitamente em seu site, podendo ser acessados, arquivados e baixados pelos leitores. Essa abordagem visa facilitar o acesso e a compartilhamento dos conteúdos, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico as áreas multidisciplinares da revista.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nestas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • O texto está revisado quanto aos padrões da Língua Portuguesa ou da língua estrangeira utilizada. 
  • Não há identificação de autoria no arquivo enviado. 
Para facilitar o processo de submissão, gostaríamos de elencar alguns elementos que esperamos encontrar no seu trabalho:
  • o arquivo do texto deverá ser encaminhado no formato Word (.doc)
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12 e cor preta;
  • Espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos;
  • Formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm);
  • O texto deve ter entre 4.000 e 8.000 palavras, incluindo títulos, resumos, palavras-chave, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, etc.), referências bibliográficas. É aconselhável que seja evitado o uso de notas de rodapé;
  • Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Além disso, os títulos devem ter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos e preposições.
  • O resumo e o abstract devem ter entre 150 e 250 palavras. Os artigos devem ter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave e keywords;
  • As citações e referências devem estar adequadas à NBR 10520:2023 da ABNT;
Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico e outros):
  • As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.
  • A identificação das ilustrações deve aparecer na parte superior, precedida da palavra que a designa – figura, tabela, quadro, gráfico e outros – seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Figura 1 – Título). A fonte consultada deve ser identificada na parte inferior, assim como as legendas, as notas e outras informações necessárias, se houver. 
  • A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada dentro da ilustração.

Acesse aqui o modelo para a submissão. 

Artigos

Para a Revista Eixo, um artigo científico é um gênero textual que apresenta, descreve e sistematiza pesquisas de especialistas já formados ou em formação nas mais diversas áreas do conhecimento humano. As propriedades essenciais de um artigo são:

  1. Rigor metodológico: O artigo deve seguir uma estrutura lógica e descritiva, apresentando problema de pesquisa, métodos e resultados.
  2. Objetividade: Os artigos científicos são escritos de forma objetiva, utilizando uma linguagem técnica apropriada para a área de estudo.
  3. Originalidade: Não confundir "originalidade" com "ineditismo". Os artigos devem ser originais no tema ou na forma de abordagem, contribuindo assim para o desenvolvimento da área. 
  4. Relevância científica: O artigo deve contribuir para o avanço do conhecimento em uma área específica.
  5. Citações e referências: Todo artigo científico deve conter referências bibliográficas, citando os trabalhos anteriores que deram base para a pesquisa atual.

A estrutura formal de um artigo científico geralmente inclui título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.

Na Revista Eixo, utilizamos como referência as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Antes de ser avaliado, o artigo é submetido a um teste antiplágio.

Antes de publicado, o artigo é avaliado por outros especialistas da área, que verificam a qualidade e validade do conteúdo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.