Sobre a Revista
O periódico tem por objetivo divulgar resultados de pesquisas, relatos de experiências e revisões teóricas que contribuam para o avanço da reflexão e da prática nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, valorizando abordagens multidisciplinares, interdisciplinares e inovadoras.
A Revista Eixo acolhe trabalhos que explorem interfaces entre ciência, tecnologia, sociedade e educação, priorizando a publicação de estudos que:
- apresentem contribuições originais e metodologicamente consistentes;
- discutam problemas contemporâneos relacionados ao desenvolvimento humano, científico e tecnológico;
- promovam o diálogo entre diferentes campos do saber e a transferência de conhecimento entre ensino, pesquisa e extensão;
- estimulem práticas e reflexões comprometidas com a formação cidadã, a sustentabilidade, a inovação e a inclusão social.
OBS: a revista Revista Eixo não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados ao IFB, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após dois anos da última publicação.
Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial, averiguando adequação às normas e ao foco e escopo. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da revista Revista Eixo serão encaminhados para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados ao programa de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo o processo de avaliação duplo-anonimato. Todavia, a Revista também faz avaliação aberta no caso de solicitação dos autores.
O parecerista, que será impreterivelmente de instituição diferente do(s) autor(es) da submissão, declara a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.
Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no duplo-anonimato, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador ad hoc para o devido desempate. Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar o conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, o artigo é arquivado. No caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.
Importa salientar que, como a avaliação dos textos submetidos será realizada às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A Revista Eixo não avalia artigos de autores que desrespeitem a norma de anonimato. Para garantir o anonimato durante o processo editorial, sugere-se que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo" e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.
Autores doutores que estão inseridos em programa de Pós-Graduação podem ser convidados para colaborar com a Revista Eixo na condição de parecerista ad hoc, em submissões posteriores.
A avaliação dos manuscritos, pelos pareceristas, levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, coerência e coesão linguística consoante a norma padrão, relevância para a área da Educação Profissional e Tecnológica e atendimento às normas da revista.
Em casos excepcionais, pode-se publicar artigos, de referência na área, traduzidos de periódicos científicos estrangeiros, neste caso é necessário que os autores enviem anuência do periódico de origem e submetam o artigo no sistema para a devida avaliação consoante às normas, no processo de triagem, e à qualidade, via julgamento duplo-anonimato; importa colocar nota de rodapé no texto com a informação da republicação, bem como na mensagem aos editores no ato da submissão.
O tempo para avaliação das submissões será em média de 8 (oito) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponibilidade e agilidade dos pareceristas.
Também é estritamente necessário informar as contribuições de cada autor no ato da submissão, inseridas na opção "comentários ao editor" que serão incluídas no final do artigo, no caso de sua aprovação, para publicação. Adota-se o sistema de especificação CRediT (https://credit.niso.org/), que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf).
Membros da equipe editorial não estão impedidos de submeter artigo para a revista, todavia, neste caso, eles não participarão do acompanhamento do processo avaliativo, que será fechado, a cargo de outro editor responsável, com criterioso cuidado para não haver qualquer conflito de interesse ou interferência na decisão de aprovação ou não do artigo. Entendemos que nossa equipe é ética e bastante qualificada na temática, o que a torna possível autora de artigos para o periódico.
A existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na qualidade do processo editorial. Se os autores/pareceristas/avaliadores não tiverem conflito de interesses a declarar, basta clicar no link dessa declaração ao enviar o artigo ou aceitar a atribuição de avaliador. A descoberta da falha em divulgar adequadamente um conflito de interesse na submissão ou durante o processo de revisão pode resultar na rejeição do artigo ou de outras sanções aos autores, pareceristas ou editores.
Caso haja alguma denúncia ou observação de má conduta cometida por qualquer parte dos envolvidos durante o processo editorial, iremos paralisar o referido processo para a devida investigação, mediante aviso prévio a todos os envolvidos. O processo de avaliação somente será continuado se não for comprovada a má conduta.
No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es. Quando a má conduta for efetivada por um ou mais dos editores este/s será/ão afastado/s das suas atribuições no periódico. E se a má conduta for praticada por parecerista ad hoc, este não prestará novas contribuições para o periódico, sendo desativada sua função de avaliador.










