O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve ser enviado em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando necessário. A fonte é obrigatória para figuras, tabelas e gráficos.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto deve seguir todas as orientações e formatações constantes nas normas de submissão.
  • Declaração de autoria do artigo submetido, e, em caso de trabalhos desenvolvidos em coautoria, os demais autores também devem declarar ciência da submissão e eventual possibilidade de publicação.
  • Todos os coautores devem ser incluídos no sistema no ato da submissão e que não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria do artigo após a submissão.
  • O arquivo submetido não deve conter a identificação de autoria do trabalho, garantindo, dessa forma, o critério de sigilo da revista, durante a avaliação por especialistas, assegurando a avaliação cega por pares.
  • Ao submeter um artigo, o(s) autor(es) concorda(m) com a publicação do nome e e-mail no artigo publicado na Revista Eixo.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÕES DE ARTIGOS NA REVISTA EIXO

 

SOBRE A ORIGINALIDADE

Os trabalhos enviados para a Revista Eixo devem ser originais, isto é, não publicados ou submetidos à publicação em outro periódico ou veículo de comunicação.

Obs: não será aceito Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo em vista que esse tipo de texto geralmente é publicado em repositórios de universidades.

 

SOBRE OS TIPOS DE SUBMISSÃO

São aceitas submissões sob a forma de artigo, (que engloba os subgêneros “estudo de caso”, “revisão bibliográfica” e “artigo científico”), ensaio ou dossiê.

Artigo científico: relata um trabalho elaborado a partir de resultados inéditos de pesquisa que ofereçam contribuições para o progresso do conhecimento humano, científico e tecnológico.

Estudo de caso: análise intensiva de uma situação particular e real, de conteúdo inédito e relevante, visando aprofundar o conhecimento sobre determinado tema ou problema. Os resultados e descobertas são aplicados somente ao caso em estudo.

Revisão bibliográfica: levantamento e análise crítica sistematizada, baseados em revisão atualizada da literatura, com o objetivo de apresentar o estado atual do conhecimento sobre determinado assunto. 

Ensaio: produção textual de posicionamento discursivo, reflexivo e crítico acerca de um objeto de estudo de relevância para o autor. O ensaio corresponde à articulação de um ponto de vista.

Dossiê: Entende-se por dossiê um conjunto de textos temáticos (com 4 a 8 textos), ensaísticos ou analíticos, resultantes de estudos e pesquisas originais. Cada trabalho que compõe o dossiê deve se enquadrar em uma das seções anteriores (artigo científico, estudo de caso, revisão bibliográfica ou ensaio), seguindo as normas específicas de cada uma delas. Maiores informações sobre a submissão de dossiês são apresentadas ao final da página.

Resumos de Teses e Dissertações: O resumo deverá conter o título e possuir entre 300 e 500 palavras. A avaliação dos Resumos será realizada pela Coordenação da Editora.

 

SOBRE A FORMA DE SUBMISSÃO

As submissões são realizadas online, através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço eletrônico http://revistaeixo.ifb.edu.br. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

SOBRE A FORMATAÇÃO DE ENVIO

Os trabalhos submetidos entrarão em tramitação caso estejam enquadrados em uma das seções descritas e caso sigam as orientações apresentadas abaixo:

- O arquivo deverá ser enviado no formato .doc/.docx;

- Formatação do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12 e cor preta; espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos; margens de 2,5 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm);

- Todas as páginas deverão estar numeradas no canto inferior direito da página;

- O texto deve ter entre 4.000 e 8.000 palavras (ou até 20 páginas), incluindo títulos, resumos, palavras-chave, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, etc.), referências bibliográficas. É aconselhável que seja evitado o uso de notas de rodapé;

- Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Além disso, os títulos devem ter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos e preposições. O resumo e o abstract devem ter entre 150 e 250 palavras. Os artigos devem ter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave e keywords;

- As citações devem estar adequadas à NBR 10520:2002 da ABNT;

- As referências devem estar adequadas à NBR 6023:2018 da ABNT;

- Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico e outros)

Sugere-se que sejam incluídas ilustrações apenas quando estritamente necessárias para compreensão do estudo.

As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. A identificação das ilustrações deve aparecer na parte superior, precedida da palavra que a designa – figura, tabela, quadro, gráfico e outros – seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Figura 1 – Título). A fonte consultada deve ser identificada na parte inferior, assim como as legendas, as notas e outras informações necessárias, se houver. A ilustração deve ser citada no texto também pelo seu número (evitar termos como acima e abaixo).

As tabelas devem seguir as normas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada dentro da ilustração.

 

ATENÇÃO: O arquivo submetido não deve conter os nomes dos autores e qualquer outra identificação que comprometa a avaliação imparcial. Além disso, todos os autores devem ser incluídos no sistema no momento da submissão. Não serão permitidas alterações (remoção, inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão. Serão permitidos artigos que tenham até 4 autores. 

 

DOSSIÊ

O Dossiê temático deverá ser submetido por um único proponente organizador no sistema de submissão informatizado da Revista Eixo (http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/index). O proponente organizador submeterá no mínimo quatro (04) e no máximo oito (08) trabalhos, cujo tema central tenha relação com as diversas áreas de interesse da Revista Eixo. O proponente organizador terá o seu dossiê aprovado para publicação quando, pelo menos 4 dos trabalhos submetidos forem aprovados pelos pareceristas Ad hoc, submetidos à metodologia double blind peer review, permitindo assim a publicação de todo o material constante do dossiê. No caso de não aceitação do Dossiê, em função do quantitativo mínimo, os artigos captados pelo proponente que forem aprovados terão sua publicação individualizada. Para a inscrição do Dossiê, o proponente deverá providenciar os seguintes documentos a serem inseridos no sistema de submissão da Revista Eixo: a) Arquivos de cada um dos trabalhos integrantes do Dossiê, conforme normas de submissão; b) Documento de autorização dos autores de cada um dos trabalhos, que deverá ser inserido como "Documento Suplementar".

   

CITAÇÕES 

As citações devem estar adequadas à NBR 10520 da ABNT e são diferenciadas entre diretas – quando há transcrição de parte da obra do autor consultado – e indiretas – quando o texto se baseia na obra do autor consultado, sem transcrição. No texto, as citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. Para indicar citação no interior de citação, utilizam-se aspas simples. Caso a citação direta ultrapasse três linhas, elas devem estar com recuo de 4 centímetros em relação à margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. As supressões devem ser indicadas por reticências, entre colchetes ([...]). As ênfases ou destaques, por sua vez, devem estar em negrito ou itálico.

De A a D, são apresentadas as regras para a apresentação geral dos dados do autor, e das informações referentes à indicação de página e ano:

  1. Para citações diretas, quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) estiver(em) incluído(s) na sentença, utilizar (entre parênteses) ano e página:

 - um autor: Silva (2015, p. 21) [...];

 - dois autores: Silva e Cunha (2015, p. 21) [...];

- mais de três autores: Silva et al. (2015, p. 21) [...].

  1. Para citações diretas, quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) não estiver(em)incluído(s) na sentença, utilizar (entre parênteses) sobrenome do autor, ano e página:

- um autor: [...] (SILVA, 2015, p. 21);

 - dois autores: [...] (SANTOS; CUNHA, 2015, p. 21);

 - mais de três autores: [...] (SILVA et al., 2015, p. 21).

  1. Para citações indiretas, quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) estiver(em)incluído(s) na sentença, utilizar (entre parênteses)  somente o ano:

- um autor: Silva (2015) [...];

- dois autores: Silva e Cunha (2015) [...];

- mais de três autores: Silva et al. (2015) [...] .

  1. Para citações indiretas, quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) não estiver(em)incluído(s) na sentença, utilizar (entre parênteses) sobrenome do autor e ano:

- um autor: [...] (SILVA, 2015);

 - dois autores: [...] (SILVA; CUNHA, 2015);

 - mais de três autores: [...] (SILVA et al., 2015).

 

REFERÊNCIAS

A palavra Referências deve estar alinhada à margem esquerda e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial. As referências devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da ABNT. Com número máximo de trinta, as referências devem, preferencialmente, ser retiradas de artigos científicos publicados nos últimos 15 anos. São apresentadas sem numeração e em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto e vírgula e somente com o sobrenome escrito por extenso e em maiúsculas. Os títulos das obras ou dos periódicos devem ser grafados em negrito. Todas as referências devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada. Além disso, somente as fontes efetivamente citadas no texto devem ser referenciadas no item “Referências”. 

ATENÇÃO: a exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

Exemplos de referências:

  1. Artigo completo:

TIAN, G., KOLAWOLE, G. O. Comparison of various plant residues as phosphate rock amendment on Savanna soils of West Africa. Comunicata Scientia, Filadélfia, v27, n. 3, p. 571-583, 2004.

  1. Livro:

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2008. 386 p.

  1. Capítulo de livro:

AZEVEDO, D. M. P. de; NÓBREGA, L. B. da; LIMA, E. F.; BATISTA, F. A. S.; BELTRÃO, N. E. de M. Manejo cultural. In: AZEVEDO, D. M. P.; LIMA, E. F. (Ed.). O agronegócio da mamona no Brasil. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 121-160.

  1. Artigos de anais de eventos:

AHRENS, S. Fauna silvestre e o manejo sustentável de ecossistemas florestais. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 3., 2011, Santa Maria. Anais… Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2004. p. 153-162.

  1. Teses, Dissertações e Monografias:

HAMADA, E. Contribuição do alerta e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2010.

  1. Fontes eletrônicas:

PAIVA, G. J. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 12 mar. 2017.

RESUMOS SIMPLES

Texto em parágrafo único, contemplando pequenta introdução, objetivos, material e métodos, resultados/discussão e conclusão. O resumo simples deve conter entre 300 e 500 palavras, ser escrito em Arial ou Times New Roman, tamanho 10. O resumo não deve esceder uma página A4.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços, informados nesta revista, serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, portanto, não podem ser disponibilizados para outras finalidades.