Para a Revista Eixo, um artigo científico é um gênero textual que apresenta, descreve e sistematiza pesquisas de especialistas já formados ou em formação nas mais diversas áreas do conhecimento humano. As propriedades essenciais de um artigo são:
- Rigor metodológico: O artigo deve seguir uma estrutura lógica e descritiva, apresentando problema de pesquisa, métodos e resultados.
- Objetividade: Os artigos científicos são escritos de forma objetiva, utilizando uma linguagem técnica apropriada para a área de estudo.
- Originalidade: Não confundir "originalidade" com "ineditismo". Os artigos devem ser originais no tema ou na forma de abordagem, contribuindo assim para o desenvolvimento da área.
- Relevância científica: O artigo deve contribuir para o avanço do conhecimento em uma área específica.
- Citações e referências: Todo artigo científico deve conter referências bibliográficas, citando os trabalhos anteriores que deram base para a pesquisa atual.
A estrutura formal de um artigo científico geralmente inclui título, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.
Na Revista Eixo, utilizamos como referência as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Antes de ser avaliado, o artigo é submetido a um teste antiplágio.
Antes de publicado, o artigo é avaliado por outros especialistas da área, que verificam a qualidade e validade do conteúdo.