IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM BAIRROS DE PIRES DO RIO (GO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.10

Resumo

A geração de resíduos sólidos no mundo aumenta ano após ano, sendo diversos os fatores que influenciam tal crescimento, por exemplo, a dinâmica populacional, a situação econômica da região, aspectos culturais, entre outros, têm sido preocupação de ordem mundial, devido à dificuldade encontrada pelos governantes de manter uma economia sustentável que reduza as consequências socioambientais. Nesse contexto, alguns dos grandes desafios neste início de milênio envolvem a destinação da enorme quantidade de resíduos produzidos, visto que o aumento é alarmante e impacta a degradação do ambiente. Este trabalho teve como objetivo identificar áreas de descarte irregular de resíduos sólidos urbanos na cidade de Pires do Rio (GO), sugerindo medidas para prevenir o descarte irregular a céu aberto nos bairros. Para isso, são apresentados conceitos relacionados a resíduos sólidos urbanos, rejeitos, lixão, aterro sanitário, aterros controlados, legislação, identificação do Município e dos bairros em estudo. A pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico, documental, em campo e no escritório. Foram identificados cento e dez (110) pontos de descarte irregular de resíduos nos quatro (4) bairros pesquisados, com o Bairro Nadin Saud apresentando mais pontos e o Bairro Setor dos Bancários menos pontos. Os dados mostram a ausência de uma estrutura organizacional administrativa que deve se adequar à Lei 12.305/2010 para cumprir a legislação vigente.

Biografia do Autor

  • Paulo Jean Pereira Alves, IFGoiano - Campus Urutaí

    Olá, eu sou Paulo Jean, sou da raça parda, estatura baixa. Sou graduado e mestre em Geografia, Servidor Público Federal desde o ano de 2009, e estou sempre em busca de aprender e crescer profissionalmente e estou constantemente me atualizando com as tendências e tecnologias. Sou uma pessoa proativa, colaborativa, criativa. Além de servidor público, também me dedico a algumas atividades fora do trabalho, como voluntário em cuidar dos animais abandonados, entre outros. Acredito que um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é essencial para alcançar a felicidade e o sucesso. Estou sempre aberto a novas oportunidades e desafios em minha área de atuação, então sinta-se à vontade para entrar em contato comigo se quiser saber mais sobre mim ou minha experiência profissional.

  • Odelfa Rosa, Universidade Federal de Catalão

    Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é professora efetiva curso de Geografia - Campus de Catalão e professor adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Básica, Cartografia Escolar, Didática para o Ensino de Geografia. É membro do NEPSA - Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio Ambientais de Catalão (GO) e do Grupo de Pesquisa Dinâmica dos Ambientes, Planejamento e Gestão Ambiental de Catalão (GO). Atualmente é Vice-Coordenadora do Curso de Geografia da UAE/ Geografia da Regional Catalão.

  • Érica Aparecida Vaz Rocha, IFgoiano - Campus Urutaí

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). 

Referências

______.Lei nº 12.305, Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2 de agosto de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 11 de agosto de 2018.

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2017.

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), disponível em: https://www.consultoriasquadra.com.br/blog/como-fazer-o-plano-municipal-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-pgirs/221/ - acessado em 13 de março de 2019.

FERREIRA, Eduardo Rodrigues. Gestão e gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em Presidente Prudente – SP. 2007. 249 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente, Presidente Prudente, 2007.

GOUVEIA, Nelson. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v17n6/v17n6a14.pdf>. Acesso em: 10 de agosto de 2017.

GRIMBERG, Elisabeth, “Política Nacional de Resíduos Sólidos: o desafio continua”, São Paulo, 2007, publicado em 22 de outubro na Revista Sustentabilidade.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/pires-do-rio/panorama acessado em 21 de janeiro de 2018.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, PNSB -2008. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.

LOURENÇO, Joaquim Carlos; VASCONCELOS, Rejane de Fátima Victor; LINS BARBOSA Ylaine Millene de A.. Deposição irregular de Resíduos Sólidos: uma análise comparativa entre dois Bairros de poder aquisitivo diferente na cidade de Campina Grande, Paraíba – Brasil. Revista Desarrollo Local Sostenible, v. 6, n. 18, p. 1-14, 2013.

LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2005. 108 p. Série Trilhas.

MOTTA, Diana Meirelles da. Gestão do Uso do Solo Disfunções do Crescimento Urbano, Volume 1: Instrumento de Planejamento e Gestão Urbana em Aglomerações Urbanas: Uma análise Comparativa, Brasília, 2002.

NBR.10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Resíduos Sólidos – Classificação. Válida a partir de 30/11/2004.

RIBEIRO, Gustavo G. et al. Reciclagem de resíduos orgânicos. Universidade do Estado de Mato Grosso, 2011. Disponível em http://www.unemat.br/proec/compostagem/docs/folder_reciclagem_residuos_organic os.pdf, acesso em 28 de novembro de 2012.

SANTOS, Gemmelle Oliveira; SILVA, Luiz Fernando Ferreira da.; Há dignidade no trabalho com o lixo? Considerações sobre o olhar do trabalhador. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v.9 n.2, Fortaleza, 2009.

SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. cons. RODRIGUES, Sérgio de Almeida. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992. – Série meio ambiente.

ZANTA, Viviana Maria; FERREIRA, Cythia Fantoni Alves. Gerenciamento Integrado De Resíduos Sólidos Urbanos. In: CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges de. (coord.). Resíduos Sólidos Urbanos: aterro sustentável para município de pequeno porte. Rio de Janeiro: ABES, Rima, 2003.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Declaração de Disponibilidade de Dados

Como esse artigo é fruto de minha dissertação de mestrado, a dissertação na integra esta no respositório da Universidade Federal de Catalão. Podendo ser acessado pelo link: https://repositorio.ufcat.edu.br/browse/author?scope=5bec5bd9-1429-4b0b-8c64-0fb6b4a803cf&value=Alves,%20Paulo%20Jean%20Pereira 

Como Citar

IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM BAIRROS DE PIRES DO RIO (GO). (2024). Revista Eixo, 13(2), 104-110. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.10