MATOPIBA: A FRONTEIRA AGRÍCOLA SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.1

Resumo

A região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, denominada de MATOPIBA, nas últimas décadas, tem sido alvo de diversos estudos referentes à sua expansão e aos processos agrícolas que nela estão situados, de modo a ser uma localidade de relevante importância ao se refletir sobre a economia e a agricultura regional e nacional. No entanto, são muitos os aspectos que caracterizam essa região, produzindo questões pertinentes, principalmente, no que se refere ao âmbito socioeconômico e ambiental. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar os conhecimentos e as vivências de estudantes do ensino médio, de uma turma de segundo ano, a respeito desses aspectos do MATOPIBA, buscando analisar as principais problemáticas existentes na região no recorte da perspectiva supracitada. Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com 11 participantes. A coleta dos dados foi efetivada com a aplicação de dois questionários contendo 6 questões, sendo elas objetivas e subjetivas. Os questionários foram aplicados antes da intervenção em sala de aula e após a implementação da metodologia abordada pelos professores e descrita neste artigo. Os resultados reportaram que as intervenções utilizadas proporcionaram resultados satisfatórios, uma vez que os dados quantitativos e qualitativos, após a intervenção, melhoraram consideravelmente, proporcionando a construção de novos pensamentos, trabalhando a formação cidadã em um contexto socioambiental.

Biografia do Autor

  • Kesse Dhone Viana Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Tocantins (2020) com a monografia intitulada "A narrativa histórica e literatura: o modelo de A educação sentimental de Flaubert" (2020). Atualmente, é Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Atua como professor na educação básica no Colégio Estadual Profª Silvandira Sousa Lima, em Araguaína, ministrando as disciplinas de História, Filosofia e Artes. Tem experiência nas áreas de História da Literatura, História e Política e Ensino de História. Possui como foco de estudos temas relacionados a Narrativa Histórica, Modernidade Literária e Iluminismo Estético. É um dos autores da obra Flaubert e Marx: modernidade literária e Revolução na França (2019).

  • Jhontam Dias Amorim , Universidade Federal do Norte de Tocantins

    Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Especialista em Gestão pública pela Faculdade Batista de Minas Gerais/FBMG (2021). É Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO (2021). É especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo IFTO (2022), é Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim - UFNT. Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino, lotado no Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, localizado na cidade de Araguaína/TO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Biologia Geral, Química e Física.

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Publicado

2024-08-28

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MATOPIBA: A FRONTEIRA AGRÍCOLA SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2024). Revista Eixo, 13(2), 4-19. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.1

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