MATOPIBA: A FRONTEIRA AGRÍCOLA SOB O OLHAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.1Resumen
A região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, denominada de MATOPIBA, nas últimas décadas, tem sido alvo de diversos estudos referentes à sua expansão e aos processos agrícolas que nela estão situados, de modo a ser uma localidade de relevante importância ao se refletir sobre a economia e a agricultura regional e nacional. No entanto, são muitos os aspectos que caracterizam essa região, produzindo questões pertinentes, principalmente, no que se refere ao âmbito socioeconômico e ambiental. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar os conhecimentos e as vivências de estudantes do ensino médio, de uma turma de segundo ano, a respeito desses aspectos do MATOPIBA, buscando analisar as principais problemáticas existentes na região no recorte da perspectiva supracitada. Esta pesquisa é de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com 11 participantes. A coleta dos dados foi efetivada com a aplicação de dois questionários contendo 6 questões, sendo elas objetivas e subjetivas. Os questionários foram aplicados antes da intervenção em sala de aula e após a implementação da metodologia abordada pelos professores e descrita neste artigo. Os resultados reportaram que as intervenções utilizadas proporcionaram resultados satisfatórios, uma vez que os dados quantitativos e qualitativos, após a intervenção, melhoraram consideravelmente, proporcionando a construção de novos pensamentos, trabalhando a formação cidadã em um contexto socioambiental.
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