Sala de Aula Invertida como uma Metodologia Ativa para o Ensino de Empreendedorismo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.08

Abstract

As metodologias ativas, com o apoio de tecnologias digitais, têm se mos­trado uma estratégia pedagógica oportuna para motivar os estudantes e torná-los protagonistas do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a Sala de Aula Invertida destaca-se como uma metodologia ativa que pode propiciar ao estudante maior autono­mia nos seus estudos, propondo que o aluno estude previamente o conteúdo e a sala de aula se torne o lugar de aprendizagem ativa. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de estudantes de um Curso Técnico Subsequente em Contabilidade sobre o uso da Sala de Aula Invertida como metodologia ativa na disciplina de Empreendedorismo. A pesquisa se caracteriza como uma intervenção pedagógica, com o método da intervenção baseado na aprendizagem invertida. A coleta e análise dos dados segue uma abordagem qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa abrange cinco aulas, com atividades prévias e momentos presenciais voltados à discussão, colaboração em grupo e uso de tecnologias digitais interativas. Os resul­tados revelam que os estudantes valorizam a possibilidade de acessar previamente os conteúdos, o que favorece melhor preparo para os debates em sala de aula, autonomia, engajamento nas aulas e troca de experiências com colegas e docente. Como principal desafio, os estudantes apontam a restrição de acesso a tecnologias digitais de boa qualidade. Ainda, a análise dos dados indica que a Sala de Aula Invertida potencializa o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, podendo ser considerada uma metodologia oportuna para o ensino de Empreendedorismo.

Author Biographies

  • Aline Moraes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

    Aluna especial no mestrado profissional em Educação e Tecnologia no IFSUL campus Pelotas. Graduanda em especialização em ciências e tecnologias na educação IFSUL-CAVG. Graduanda em especialização em Educação no IFSUL campus Pelotas. Graduanda em licenciatura em educação profissional e tecnológica para graduados não licenciados no UAB campus Jaguarão. Pós graduada em Planejamento estratégico e gestão empresarial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Técnica em informática pela Escola Anglicana Santa Margarida (2000). Profissional que atua no setor administrativo desde 2007, apoiou a inauguração de três empresas do setor automotivo na cidade de Pelotas. Responsável pelo setor administrativo na empresa Localiza Prime LTDA. 

  • João Lopes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

    Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 2008). Possui especialização em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 1997) e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2000). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1992) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 1992). Também, possui aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS, 2002). É professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), desenvolvendo atividades como professor da Área de Informática, professor e orientador do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (CTDS), professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação - Mestrado (PPGCITED). Atua principalmente nos temas relacionados à Internet das Coisas e Tecnologias Digitais na Educação. 

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Published

2025-08-21

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas

Categories

How to Cite

Sala de Aula Invertida como uma Metodologia Ativa para o Ensino de Empreendedorismo. (2025). Revista Eixo, 14(2), e08. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.08

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