Sala de Aula Invertida como uma Metodologia Ativa para o Ensino de Empreendedorismo
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.08Resumen
As metodologias ativas, com o apoio de tecnologias digitais, têm se mostrado uma estratégia pedagógica oportuna para motivar os estudantes e torná-los protagonistas do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a Sala de Aula Invertida destaca-se como uma metodologia ativa que pode propiciar ao estudante maior autonomia nos seus estudos, propondo que o aluno estude previamente o conteúdo e a sala de aula se torne o lugar de aprendizagem ativa. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de estudantes de um Curso Técnico Subsequente em Contabilidade sobre o uso da Sala de Aula Invertida como metodologia ativa na disciplina de Empreendedorismo. A pesquisa se caracteriza como uma intervenção pedagógica, com o método da intervenção baseado na aprendizagem invertida. A coleta e análise dos dados segue uma abordagem qualitativa. O desenvolvimento da pesquisa abrange cinco aulas, com atividades prévias e momentos presenciais voltados à discussão, colaboração em grupo e uso de tecnologias digitais interativas. Os resultados revelam que os estudantes valorizam a possibilidade de acessar previamente os conteúdos, o que favorece melhor preparo para os debates em sala de aula, autonomia, engajamento nas aulas e troca de experiências com colegas e docente. Como principal desafio, os estudantes apontam a restrição de acesso a tecnologias digitais de boa qualidade. Ainda, a análise dos dados indica que a Sala de Aula Invertida potencializa o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem, podendo ser considerada uma metodologia oportuna para o ensino de Empreendedorismo.
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