A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.11Resumen
O estudo objetivou compreender a percepção dos alunos do curso de graduação em psicologia sobre o ensino remoto emergencial em uma instituição de ensino superior privado. Realizou-se uma entrevista com 30 alunos, a partir de roteiro de entrevista semiestruturado e na própria instituição. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria adaptou-se a plataforma de ensino adotada pela instituição e alguns, a consideraram complexa. Quanto a metodologia de ensino docente, a maior parte gostou da forma como foi conduzida. Dos dispositivos tecnológicos utilizados e ao acesso a internet, observou-se que a maior parte utilizou o celular e notebook. Referente à conexão, a maioria usou o wi-fi e o 3G. O fato das aulas ficarem gravadas foi fundamental, pois muitas vezes não estavam física e psicologicamente bem. A maioria sentiu falta do contato físico dos colegas de turma e da faculdade. Alguns apontaram que não sentiram falta, pois economizaram com locomoção, alimentação e material. A maioria dos participantes relatou crise de ansiedade, uma minoria síndrome do pânico e somente um teve crise existencial. Metade dos participantes aumentaram o número de sessões de psicoterapia e alguns precisaram consultar com psiquiatra. Quanto aos problemas físicos alguns comentaram sobre cansaço pela ausência de atividades físicas e ganho de peso. Concluiu-se que apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a instituição apontada conseguiu dar continuidade às ações pedagógicas e os alunos procuraram se adaptar às dificuldades encontradas no ensino, bem como superar os problemas psicológicos e físicos.
Referencias
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Cientificas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348 - 365, 2020.
APPENZELLER, S.; MENEZES, F. H.; SANTOS, G. G. dos; PADILHA, R. F.; GRAÇA, H. S.; BRAGANÇA, J. F. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica. Campinas, 2020.
AQUINO, E. M. L.; SILVEIRA, I. H.; PESCARINI, J. M.; AQUINO, R.; SOUZA-FILHO, J. A. de; ROCHA, A. dos S.; FERREIRA, A.; VICTOR, A.; TEIXEIRA, C. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Revista: Ciência e Saúde Coletiva, v. 25. supl 1. Rio de Janeiro, 2020.
ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos (217 [III] A). Paris, 1948.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2020.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de Acesso à Educação em Tempos de Pandemia: Uma Análise do Acesso às Tecnologias e das Alternativas de Ensino Remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.I], v. 7, n. 3, p. 38-46, ago 2020.
CARVALHO, A. V. G.; CUNHA, M. R. da; QUIALA, R. F. O ensino remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 06, ed. 05, v. 10, p. 77-96, 2021.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Resolução n. 466/12, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012
CRUZ, U. F.; PAIXÃO, M. C. B. da, SANTO, A. C. do E.; GOMES, A. R. Q. Impacto nos hábitos alimentares durante o isolamento causado pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.9, n.6, p. 19900-19911, jun., 2023.
CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O Ensino Remoto no Brasil em Tempos de Pandemia: Diálogos Acerca da Qualidade e do Direito à Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasilia, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020.
FERREIRA-NETTO, R. G; CORRÊA, J. W. N. Epidemiologia do Surto de Doença por Coronavírus (COVID-19). Revista Desafios, v. 7, n. Supl. COVID-19, Amazonas, 2020.
GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. de; HENKLAIN, M. H. O.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. M. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educação & Sociedade, v. 41. Campinas, 2020.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1999.
OLIVEIRA, E. N.; VASCONCELOS, M. I. O.; ALMEIDA, P. C.; PEREIRA, P. J. de A.; LINHARES, M. S. C.; XIMENES-NETO F. R. G.; ARAGÃO, J. M. N. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. Especial 1, p. 206-220, mar/2022.
PAIVA, V. L. M. de O. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1 e 2, dez. 2020.
PEREIRA, M. M.; SOARES, E. de M.; FONSECA, J. G. A.; MOREIRA, J. de O.; SANTOS, L. P. R. Saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Psicologia: Teoria e Prática, v. 23, n. 3, p. 1-20, 2021.
PEREIRA, M. M.; TRAJANO, A. R. C.; CAVERSAN, H. de A. C.; MOREIRA, S. P.; TIBIRIÇÁ, V. A. Plantão psicológico: a prática do acolhimento on-line durante a pandemia da COVID-19. Revista de Extensão da UPE, v. 6, n. 1., p. 39-51, 2021.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Cientificas, Aracaju, v. 10, n.1, p. 41 -57, 2020.
SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. de A.; MENEZES, J. B. F. de M. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, set./dez. 2020.
SOARES, C. S.; GUIMARÃES, D. E. L.; SOUZA, T. V. de. Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, v. 20, p. 1-19, 2021.
TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas. Revista Cocar. Edição Especial, n. 9, p.1-21, 2021.
VIANA, D. M. Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de COVID-19. Cadernos ESP. Ceará - Edição Especial, v. 14, n. 1, p. 68 -73, jan. jun, 2020.
Descargas
Publicado
Declaración de disponibilidad de datos
Dados disponibilizados.
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2024 Matheus Gomes Leandro, Patricia Rossi Carraro (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.