CATÁLOGO ILUSTRATIVO E TRILHA ECOLÓGICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MITIGAÇÃO DA IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.10Resumo
Muitos estudantes apresentam desinteresse pelas plantas, o que intensifica a falta de percepção das mesmas por eles, fenômeno denominado impercepção botânica. Posto isso, o presente trabalho apresentou como objetivo mitigar a impercepção botânica dos estudantes que cursavam o componente Morfologia e Taxonomia de Fanerógamas do curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina (IFB-CPLA) a partir da leitura de um catálogo confeccionado com a flora das áreas antrópicas do IFB-CPLA, além da realização de uma trilha ecológica no local. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em seis etapas: 1ª etapa – Realização do pré-questionário; 2ª etapa – Aplicação do catálogo; 3ª etapa – Realização do pós-questionário; uma semana depois, 4ª etapa – Realização do pré-questionário; 5ª etapa – Execução da trilha ecológica; 6ª etapa – Realização do pós-questionário. A partir dos pré e pós-questionários, foram aplicados testes estatísticos para comparação dos dados. Os resultados comprovaram a hipótese geral de que o uso das estratégias de ensino (catálogo e trilha) reduziria a impercepção botânica, visto que o somatório total de acertos das questões após as estratégias foi maior que a soma de acertos antes da aplicação. Entretanto, os dados das análises de comparação refutaram a hipótese específica em que se afirmava que o catálogo ilustrativo poderia obter melhor eficiência na aprendizagem do que a trilha, pois não houve diferença estatística entre ambas. Portanto, ressalta-se a importância do desenvolvimento de recursos didáticos diferentes e complementares, como leituras de guias de campo e as saídas de campo, que tenham a finalidade de suscitar a curiosidade e atração dos estudantes para o aprendizado da flora.
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