A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.11

Resumen

O estudo objetivou compreender a percepção dos alunos do curso de graduação em psicologia sobre o ensino remoto emergencial em uma instituição de ensino superior privado. Realizou-se uma entrevista com 30 alunos, a partir de roteiro de entrevista semiestruturado e na própria instituição. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria adaptou-se a plataforma de ensino adotada pela instituição e alguns, a consideraram complexa. Quanto a metodologia de ensino docente, a maior parte gostou da forma como foi conduzida. Dos dispositivos tecnológicos utilizados e ao acesso a internet, observou-se que a maior parte utilizou o celular e notebook. Referente à conexão, a maioria  usou o wi-fi e o 3G. O fato das aulas ficarem gravadas foi fundamental, pois muitas vezes não estavam física e psicologicamente bem. A maioria sentiu falta do contato físico dos colegas de turma e da faculdade. Alguns apontaram que não sentiram falta, pois economizaram com locomoção, alimentação e material. A maioria dos participantes relatou crise de ansiedade, uma minoria síndrome do pânico e somente um teve crise existencial. Metade dos participantes aumentaram o número de sessões de psicoterapia e alguns precisaram consultar com psiquiatra. Quanto aos problemas físicos alguns comentaram sobre cansaço pela ausência de atividades físicas e ganho de peso. Concluiu-se que apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a instituição apontada conseguiu dar continuidade às ações pedagógicas e os alunos procuraram se adaptar às dificuldades encontradas no ensino, bem como superar os problemas psicológicos e físicos.

Biografía del autor/a

  • Matheus Gomes Leandro, Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto

    Acadêmico de Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto, São Paulo. Atuou em estágio na área da educação infantil (2021-2022), atualmente auxiliar pedagógico particular. Participa do Instituto de Direitos Humanos e do cursinho popular Hypatia - USP, ambos localizados em Ribeirão Preto, São Paulo. Possui duas iniciações científicas, uma finalizada e outra em andamento, sendo as duas na área de desenvolvimento humano.

  • Patricia Rossi Carraro, Universidade de São Paulo (USP)

    Psicóloga. Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-04-30

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Dados disponibilizados.

Cómo citar

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. (2024). Revista Eixo, 13(1), 12-24. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.11

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