HABILIDADES METATEXTUAIS: MAPEAMENTO DE PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.4

Resumen

A presente pesquisa configura-se como um mapeamento de artigos, dissertações e teses direcionadas à habilidade metatextual, cujo objeto de análise é o texto. O objetivo geral do estudo foi mapear os programas de intervenção metatextual para escolares do Ensino      Fundamental I. Como objetivos específicos, buscou-se descrever as propostas interventivas e atividades realizadas, assim como analisar seus possíveis efeitos. A síntese das pesquisas evidencia o uso de histórias em intervenções direcionadas ao desenvolvimento da habilidade metatextual. As pesquisas também mostram a eficiência do apoio de gravuras para o ensino dos elementos que compõem uma história e sua organização sequencial. Por meio deste mapeamento é possível observar a baixa produção científica direcionada à intervenção ou desenvolvimento da habilidade metatextual, mesmo fazendo parte das habilidades metalinguísticas que são indispensáveis para o processo de aquisição e aprimoramento da leitura e da escrita.

Biografía del autor/a

  • Pâmella dos Santos Abintes, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

    Mestra em Ensino. Professora da rede municipal de Assis-SP 

  • Marília Bazan Blanco,  Dr ª em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino- (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio

    Dr ª em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino- (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio. 

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Publicado

2024-04-30

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Cómo citar

HABILIDADES METATEXTUAIS: MAPEAMENTO DE PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2024). Revista Eixo, 13(1), 92-102. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.4