ESTUDOS FEMINISTAS: RELAÇÃO ENTRE A CONSTRUÇÃO DE UMCAMPO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO E AS FORMULAÇÕES DOSCONCEITOS DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.3

Resumo

O artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem o objetivo de discutir o percurso dos estudos feministas na construção de um novo campo teórico-epistemológico na produção do conhecimento, bem como sua importância na elaboração e desenvolvimento dos conceitos de gênero. Trata-se de estudo de cunho teórico bibliográfico, em que se pretende identificar e analisar a trajetória histórica e a problemática desse campo, seu potencial modificador e suas limitações. Centra-se na crítica que estes estudos produziram direcionados ao modo tradicional de produzir ciência, operando deslocamentos e viabilizando a inclusão das mulheres como sujeito e objeto das investigações. Faz-se uma apreciação das principais perspectivas sobre o conceito gênero a partir da abordagem do essencialismo biológico; do viés antropológico; da teoria pós-moderna, sem pretender estabelecer qualquer hierarquia entre elas ou delimitar uma evolução histórica-conceitual com base nas vertentes teóricas que as desenvolvem, busca-se destacar a complexidade das conceituações de gênero para compreensão das práticas sociais. Priorizam-se na discussão as relações intrínsecas entre movimentos feministas, epistemologias feministas e as formulações dos conceitos de gênero com vistas a apontar que fora dessas relações ambos se esvaziam tanto de sentido teórico-epistemológico como político. Dessa forma, o estudo apresenta relevância para compreensão histórica do movimento e dos estudos feministas na construção dos conceitos de gênero, que promoveram mudanças significativas no campo social e cultural, e colabora a fortalecer a base teórica e epistemológica ao examinar diferentes vertentes, proporcionando contribuições para a literatura e o debate em torno dos estudos feministas e de gênero.

Biografia do Autor

  • Luciane Senna Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda no Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade FEEVALE. Mestra em Letras - História da Literatura. Docente de Língua Portuguesa e membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

  • Eliana Perez Gonçalves de Moura, Universidade FEEVALE

    Doutora em Educação - Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul; Docente e Pesquisadora - Universidade FEEVALE

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Publicado

2024-04-30

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Como Citar

ESTUDOS FEMINISTAS: RELAÇÃO ENTRE A CONSTRUÇÃO DE UMCAMPO TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO E AS FORMULAÇÕES DOSCONCEITOS DE GÊNERO. (2024). Revista Eixo, 13(1), 103-115. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.3