HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

AVANÇOS, RETROCESSOS E LEGISLAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.3

Palavras-chave:

educação profissional; formação de professores; legislação; história; políticas públicas.

Resumo

Este artigo é fruto de uma tese de doutorado em Educação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo deste trabalho é apresentar os avanços, retrocessos e a legislação a respeito da formação de professores da Educação Profissional brasileira, em uma perspectiva histórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, centrada em revisão bibliográfica, com destaque para os documentos normativos federais mais relevantes no período de 2012 a 2022 que versavam sobre a matéria. Os resultados apontam para: 1. O Estado brasileiro vem permitindo, e mais recentemente privilegiando, a experiência profissional prévia do professor em empresas, especialmente em indústrias, como requisito para o trabalho na educação profissional, em particular na de nível técnico; 2. O Estado brasileiro vem oferecendo ao docente que já atua na modalidade e não possui um curso de licenciatura estratégias formativas diversas, as quais, até o momento, desconhecemos suas implicações para o processo ensino-aprendizagem; e 3. Esse mesmo Estado vem assumindo uma posição, frente à formação de professores para a modalidade em pauta, que mais apresenta continuidades e semelhanças com o passado vivenciado em todo o século XX do que rupturas e reais mudanças.

Biografia do Autor

  • Walas Leonardo de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo

    Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela UFMG (conceito CAPES 7). Doutorando em Educação (UNESP). Professor EBTT no Instituto Federal de São Paulo, área Educação/Pedagogia.

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Publicado

2024-08-28

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HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E LEGISLAÇÃO. (2024). Revista Eixo, 13(2), 33-43. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.3

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