HABILIDADES METATEXTUAIS: MAPEAMENTO DE PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.4

Resumo

A presente pesquisa configura-se como um mapeamento de artigos, dissertações e teses direcionadas à habilidade metatextual, cujo objeto de análise é o texto. O objetivo geral do estudo foi mapear os programas de intervenção metatextual para escolares do Ensino      Fundamental I. Como objetivos específicos, buscou-se descrever as propostas interventivas e atividades realizadas, assim como analisar seus possíveis efeitos. A síntese das pesquisas evidencia o uso de histórias em intervenções direcionadas ao desenvolvimento da habilidade metatextual. As pesquisas também mostram a eficiência do apoio de gravuras para o ensino dos elementos que compõem uma história e sua organização sequencial. Por meio deste mapeamento é possível observar a baixa produção científica direcionada à intervenção ou desenvolvimento da habilidade metatextual, mesmo fazendo parte das habilidades metalinguísticas que são indispensáveis para o processo de aquisição e aprimoramento da leitura e da escrita.

Biografia do Autor

  • Pâmella dos Santos Abintes, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

    Mestra em Ensino. Professora da rede municipal de Assis-SP 

  • Marília Bazan Blanco,  Dr ª em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino- (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio

    Dr ª em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino- (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio. 

Referências

BRASIL. Decreto nº 9.765. De 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União: seção 1 - Extra, Brasília, DF, Edição 70-A, p. 15. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019 2022/2019/Decreto/D9765.htm. Acesso em: 01 abr. 2021.

CAPELLINI, S. A; GERMANO, G. D. C; PINHEIRO; F. H. Avaliação e intervenção nas habilidades metalinguísticas. In: CAPELLINI, S. A; GERMANO, G. D. C; CUNHA, V. L. O. Transtornos de aprendizagem e transtornos de atenção: da avaliação à intervenção. São José dos Campos: Pulso Editoral, 2010. p.35-48.

CAPELLINI, S. A; CUNHA, V. L Habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia. [S.I], v. 28, n. 85, p. 85-96, jan./mar. 2011. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v28n85a09.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

FERREIRA, S.P; CORREA, J. A influência de diferentes contextos de intervenção

na escrita de histórias por crianças. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n.4, p. 547-555, out./ dez 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/63ryqxB7J7fQyFjQKRrZ5VR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2022.

GOMBERT, J. E. Metalinguistic development. Harvester Wheatsheaf: New York 1992.

LOPES, M. M. Consciência Metatextual, Compreensão Leitora e Resumo de histórias: possíveis relações em uma perspectiva psicolinguística. 2015. 190f. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/6199/2/471672%20-%20Texto%20Completo.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

LOPES, M.M. Consciência Metatextual, Compreensão Leitora e Resumo de histórias-possíveis relações em uma perspectiva psicolinguística. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. 71, p. 50-62, maio/ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7195. Acesso em: 15 abr. 2021.

NOBILE, G. G. Efeitos de intervenção em habilidades metatextuais na produção escrita de textos narrativos. 2017. 160f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23063. Acesso em: 16 mai. 2021.

NOBILE, G.G; BARRERA, S.D. Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 22, n.2, p. 311-318, maio/agosto. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yHHMfYrXpJFT4pMfNJVTLVw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2021.

OLIVEIRA, J. P. Efeitos de um programa de intervenção metatextual em escolares com dificuldade de aprendizagem. 2010. 138f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Marília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102210/oliveira_jp_dr_mar.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 abr. 2021.

OLIVEIRA, J. P; BRAGA, T. M. S. PRONARRAR: Programa de intervenção

metatextual: apoio para escolares com atraso no processo de alfabetização.

Curitiba, CRV, 2012.

OLIVEIRA, J. P. Novo PRONARRAR. Suporte estruturado para a emergência e o

Desenvolvimento de Histórias Infantis. Curitiba: ed. CRV, 2019

OLIVEIRA, E. K. S. S. Engajamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista em atividades de um programa metatextual de produção de histórias. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204303. Acesso em: 06 ago. 2023.

PEREIRA. A. P. As relações entre consciência metatextual, produção e compreensão de textos. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Psicologia cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/8306/1/arquivo825_1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

PINHEIRO, L. R; GUIMARÃES. S. R. K. Desenvolvimento de habilidades metatextuais e sua expressão na produção de textos de opinião. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 62, p. 87-106, out/dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/BQqpGS8GMV43ppGt9p5W5Zs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2021.

PINHEIRO. L.R. A produção de textos de opinião como expressão da consciência metatextual: uma intervenção no contexto escolar. 2012. 273f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

RIBEIRO, N. N. Atribuição de estados mentais e consciência metatextual: efeitos de uma pesquisa-intervenção com a literatura infantil. 2012, 95f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

RODRIGUES, M. R. F.; VILELA, F. C. Resolução da Situação-Problema e Desfecho em Histórias de Crianças de 7 e 9. Psicologia: Ciência e profissão, v. 32, n. 2, p. 422-437, jan. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/QvXYxfCWyvt4gvvhhMSjRBK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2021.

SOARES, M. Consciência metalinguística e aprendizagem da língua escrita. In: SOARES, M Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017. p. 123-158.

SPNILLO, A. G; MOTA, M. M. P. E; CORREA. J. Consciência metalinguística e compressão leitora: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 157-171, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/7FkhpSyXGmgZ4R3j7c6KPqK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2021.

SPINILLO, A. G; FERREIRA, A. L. Desenvolvendo a habilidade de produção de textos em crianças a partir da consciência metatextual, In: MALUF, M. R. (Org.), Metalinguagem e aquisição da escrita, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p.119-148.

SPINILLO, A. G.; MARTINS, R. A. Uma análise da produção de histórias coerentes por crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 10, n. 2, p. 219-248, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26362043_Uma_analise_da_producao_de_historias_coerentes_por_criancas. Acesso em: 8 abr. 2021.

SPINILLO, A. G. A produção de histórias por crianças: a textualidade em foco. In: Correa, J.; SPINILLO, A. G; LEITÃO, S. L. Desenvolvimento da linguagem: escrita e textualidade. Rio de Janeiro: Faperj/Nau, p.73-116, 2001.

ZABOROSKI-OLEINIK, A.P. Construção e avaliação do impacto de um programa de ensino metatextual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual. 2020. 162f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponíveis.

Como Citar

HABILIDADES METATEXTUAIS: MAPEAMENTO DE PROPOSTAS INTERVENTIVAS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2024). Revista Eixo, 13(1), 92-102. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.4

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>