Direitos humanos no Novo Ensino Médio

O desafio da qualidade política na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.6

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Novo Ensino Médio, Reforma Educacional, Itinerários Formativos

Resumo

Este artigo realiza uma análise crítica das recentes reformas educacionais no Brasil, com foco no Novo Ensino Médio e sua interface com os direitos humanos. A pesquisa utiliza uma metodologia mista, combinando análises qualitativas e quantitativas, incluindo uma revisão documental de políticas públicas e a avaliação dos catálogos de Unidades Curriculares Eletivas Orientadas, desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Distrito Federal nos anos de 2022 e 2023, usados como exemplo empírico. A educação em e para os direitos humanos é posicionada como eixo central, guiando a interpretação dos impactos das reformas curriculares, especialmente no contexto neoliberal que permeia a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo revela as contradições entre as intenções declaradas e a prática dessas políticas, destacando a perda de protagonismo da temática dos direitos humanos nos itinerários formativos e os desafios em promover uma educação equitativa e emancipadora. A análise crítica também incorpora o conceito de qualidade política na educação, que enfatiza a necessidade de uma educação que não apenas repasse conteúdos, mas que promova a formação cidadã e crítica dos estudantes (Demo, 2023). Conclui-se que, apesar das promessas de flexibilização e inovação, o Novo Ensino Médio enfrenta obstáculos significativos para a promoção efetiva de uma educação que atenda às necessidades dos estudantes em termos de equidade social, direitos humanos e qualidade política.

Biografia do Autor

  • Cristiano de Souza Calisto, Universidade de Brasília

    Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília, atualmente participando de programa de doutorado sanduiche na Universidade de Évora - Portugal, no quadro do Projeto "Interculturalidade na Universidade Pública, Ações Afirmativas, Inclusão Social e Relações Raciais", do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (Capes 16/2023). Mestre em Gestão Ambiental e Políticas Públicas - Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília - UnB. Possui graduação em licenciatura plena em geografia pelo Centro Universitário de Brasília UniCeub. Foi Professor Voluntário da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília -FE/UnB (2006/2007). Nos anos de 2008/2009 atuou no programa de Cooperação Internacional Brasil/Timor Leste como professor cooperante na Universidade Nacional do Timor Leste, no Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste (Cooperação Internacional Brasil/Timor Leste) - Atividades: Docência no Curso de Bacharelato de História e Geografia, em Língua Portuguesa, ministrando aulas de Geografia e Metodologia do Ensino de Geografia, para os professores da rede de ensino de Timor-Leste. (Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa em Timor Leste - CAPES/CGCI). De 2015 à 2016 atuou como Bolsista da Universidade de Brasília, na função de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso e elaborador de Material Didático do curso de Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos - Especialização - EaD/UnB. É Professor efetivo da Secretaria de Educação, tendo atuado como Assessor Pedagógico da Diretoria de Direitos Humanos e Diversidade, Assessor Pedagógico da Subsecretaria de Educação Básica, Diretor Substituto da Diretoria de Ensino Médio e Gerente da Gerência de Atenção ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação e Gestão Ambiental e atualmente é pesquisador das relações de gênero e sexualidade. Atualmente tem atuado na Implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal.

  • Pedro Demo, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Referências

ALTHUSSER, Louis. (2022). Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro - RJ: Guerra e Paz.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. (2014) A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes.

BRASIL. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 600p.

BRASIL. (2019) Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n° 2, de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

BRASIL. (2024) Lei nº 14.945, de 2024. Dispõe sobre a regulamentação das práticas educativas em ambientes digitais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 ago. 2024, p. 3. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou. Acesso em: 29 ago. 2024.

CARDOSO, Denylson Douglas de Lima; SOUSA, Luzinete Pereira de. (2021) Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio. Revista Com Censo # 25 volume 08, nº 02, p. 135-140, Maio de 2021.

CARNEIRO, Sueli. (2023) Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como ser como fundamento do não ser. Rio de Janeiro: Zahar, p .87-120.

CASTRO, Vanessa Menezes de Oliveira. (2020) Bolsonarismo: o triunfo do ressentimento e a normalização da exceção. In: CANÊDO, Letícia (Org.). Neoliberalismo e regimes de exceção no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2020. p. 45-67.

CIAVATTA, Maria. (2014) A formação da classe trabalhadora na educação brasileira: um estudo sobre o ensino médio e o ensino técnico. 2. ed. São Paulo: Cortez.

DEMO, P. (1997). A Nova LDB – Ranços e avanços. Papirus, Campinas.

_________ (2023) Ensaio 940 - Neoliberalismo e educação - Uma relação mais que problemática, também mitificada. Blog Professor Pedro Demo, 2023. Disponível em: http://pedrodemo.blogspot.com/2023/06/ensaio-940-neoliberalismo-e-educacao.html Acesso em: 30 de junho de 2023.

DISTRITO FEDERAL. (2022) Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília-DF. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/08/Curriculo-em-Movimento-do-Novo-Ensino-Medio-V4.pdf Acessado em: 01 de julho de 2023

___________________. (2022b) Plano de Implementação Novo Ensino Médio - Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília-DF. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/PLANO_DE_IMPLEMENTACAO_NOVO_ENSINO_MEDIO_20set2022__2_-1.pdf Acessado em: 01 de julho de 2023.

FREIRE, P. (1997) Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro.

FREITAS, Luiz Carlos de. (2018) A escola pública está sendo destruída? Análise das políticas de privatização do ensino público no Brasil. Campinas: Papirus.

FRIGOTTO, Gaudêncio. (2010) Educação e a crise do capitalismo real: para onde vai a escola? 4. ed. São Paulo: Cortez.

LINN, M.C. & EYLON. B.-S. (2011) Science Learning and Instruction – Taking advantage of technology to promote knowledge integration. Routledge, N.Y.

MARCONDES, M. E. R. (2018) As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, v. 32, nº 94, p. 269-284, 2018.

NASCIMENTO, Manoel Nelito M. (2017) Ensino médio no Brasil: determinações históricas. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, jun. 2007. Disponível em: www.revistas2.uepg.br/index.php/sociais/article/download/2812/2097 . Acesso em: 26/06/2023.

PORTUGAL, Khalil Oliveira; CIGALES, Marcelo Pinheiro; SOUZA, Rodrigo Diego de; RABELO, Mariana Cintra; LIMA, Igor dos Santos. (2021) Reforma do Ensino Médio no Distrito Federal: notas de pesquisa do Observatório da Educação e do Ensino Médio da UnB. Revista Com Censo # 25 volume 08, nº 02, p. 44-54, Maio de 2021.

SAMPAIO, D, H. UKUSHÉ KITI NIÍSHÉ. (2018) Direito à memória e à verdade na perspectiva da educação cerimonial de quatro mestres indígenas. Programa de pós-graduação em direitos humanos e cidadania, Universidade de Brasília. Dissertação de Mestrado, 194p.

SETUBAL, Maria Alice e BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (2017) Políticas para o ensino médio e desigualdades escolares e sociais. Organização CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. São Paulo-SP: Fundação Santillana.

SAVIANI, Dermeval. (2009) Escola e democracia. 33. ed. Campinas: Autores Associados,. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

SILVA, Daniel Louzada; ALMEIDA, Ana Cristina de; GUIMARÃES, Érika Botelho; ABREU, Richard James Lopes de. (2021) Formação continuada para o Novo Ensino Médio no Distrito Federal: desafios em tempo de pandemia de Covid-19. Revista Com Censo # 25 volume 08, nº 02, p. 12-21, Maio de 2021.

SOUZA, Jessé.(2017) A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. 1. ed. São Paulo: Leya.

SOUZA, Rodrigo Diego. (2018) Reforma ou “deforma” do ensino médio? As políticas públicas educacionais e o discurso subjacente às propagandas do ministério da educação do brasil. Cadernos CIMEAC. V. 8, nº 2, 2018.

TRINDADE, Hélgio. (2001). Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30. 4. ed. São Paulo: Editora USP.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponibilizados.

Edição

Seção

Dossiê 2

Categorias

Como Citar

Direitos humanos no Novo Ensino Médio: O desafio da qualidade política na educação. (2024). Revista Eixo, 13(3), 54-63. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1-10 de 24

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.