O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) E A AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.7

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), responsável por fornecer alimentação escolar para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil, se tornou, em 2009, mais uma política pública que fomenta a agricultura familiar. O programa determina que parte do recurso destinado à compra da alimentação escolar seja empregado em gêneros alimentícios advindos da agricultura familiar. A interação entre alimentação escolar e agricultura familiar aumenta a qualidade da alimentação dos estudantes de escolas públicas e a renda do agricultor familiar. O objetivo do trabalho foi compreender as potencialidades e limitações da aplicação da obrigação legal de adquirir, com os recursos do PNAE, no mínimo, 30% de produtos provenientes da agricultura familiar. Para tanto, foram adotados como procedimento metodológico a revisão de literatura de trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2009 a 2020, que versam sobre o tema apresentado, e analisadas as normas legais que regem o PNAE. Dos resultados obtidos com a pesquisa, pode-se assinalar que, com as mais recentes alterações legislativas, o Programa apresentou uma melhora quanto ao cumprimento da obrigação legal de aquisição de gêneros da agricultura familiar. Entretanto ainda há um caminho a percorrer para que todas as Entidades Executoras atuem em conformidade total com a legislação.

Biografia do Autor

  • Khetully Joaquim Cipriano de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

    Tecnóloga em Gestão Pública.

  • Luciano Pereira da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Doutorado em Geografia (UFG) e Doutorando em Economia (UnB)

  • Vinícius Souza Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Doutorado em Desenvolvimento Regional

Referências

ABREU, K. D. R. de. A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de pequeno porte: implicações práticas e teóricas. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2014.

BRASIL. Lei nº 8.913, de 12 de julho de 1994. Dispõe sobre a municipalização da merenda escolar. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 jul. 1994, p. 10521.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica [...]. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 jun. 2009, p. 2.

BUENO, G. Inovação no setor público e o Programa Nacional de Alimentação Escolar: o processo de implementação do artigo 14 da lei 11.947/2009 no município de Sorocaba-SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.

CACHOEIRA, E. Análise da comercialização de alimentos de base agroecológica do assentamento do contestado na Lapa-Paraná pelo Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável) – Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2018.

COLNAGO, E. T. P. Desenvolvimento territorial e alimentação escolar: Estudo comparativo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Dracena e Regente Feijó (SP). 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2018.

CORRÊA, E. dos S. O Programa Nacional de Alimentação Escolar e sua relação com a Agricultura Familiar em unidades de produção agrícolas de São Lourenço do Sul/RS. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Faculdade de Ciências Econômicas Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CORREIA, J. H. Gestão de compras do Programa Nacional de Alimentação Escolar para o aumento da participação de agricultores familiares nas aquisições do Instituto Federal Goiano. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

CORTES, R. B. Os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar sob a ótica da multifuncionalidade da agricultura familiar – estudo de caso na região de Ourinhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2017.

DYE, T. R. Understanding public policy. New Jersey: Prentice-Hall, 1972.

DORIA, N. G. Agricultura familiar e promoção da saúde: um novo olhar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2019.

ELIAS, L. de P. Impactos socioeconômicos do Programa de Alimentação Escolar na Agricultura Familiar de Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

FABRIS, F. M. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na interface com Agricultura Familiar no município de Criciúma-SC: Possibilidades e desafios. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, 2016.

FANTINELI, D. G. Produção da agricultura familiar no município de Nova Palma – RS – Brasil: uma abordagem na perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

FLORIAN, F. Política Pública de Alimentação e Nutrição: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Araraquara-SP. 2014. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição, Área de Concentração em Ciências Nutricionais) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2014.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE. Resolução do Conselho Deliberativo – CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 mai. 2020, p. 38.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE. Consultas – PNAE. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-consultas/pnae. Acesso em 22 nov. 2021.

GOMES, L. dos S. Alimentação escolar: práticas de agricultores cearenses como fornecedores para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

GONÇALVES, D. T. R. Mercados institucionais para a agricultura familiar e desenvolvimento territorial: O programa nacional de alimentação escolar no contexto geográfico do estado de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Acesso em 22 nov 2021.

JENKINS, W. I. Policy analysis: a political and organizational perspective. London: Martin Robertson, 1978.

JESUS, J. A. M. P. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar: Um estudo de caso no município de Rondonópolis – MT. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019,

MORAES, F. W. Possibilidades, limitações e implicações institucionais: análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Pelotas-RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.

OLIVEIRA, L. G. de. Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na agricultura familiar: estudo de caso na microrregião de Ubá-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em em Engenharia da Produção) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

OLIVEIRA, J. M. L. Capacitação de manipuladores de alimentos na perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) – Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, 2018.

PALUDO, A. C. Controle Social e Políticas Públicas: Contribuições para aprimorar o controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

PAZ, L. da. O desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Francisco Beltrão – PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Campus de Francisco Beltrão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Francisco Beltrão, 2016.

RADÜNZ, A. F. O. Agricultura familiar, relações de poder e mercados institucionais: Estudo de caso sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de São Lourenço do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

RAU, R. Modos de comer, modos de viver: Um olhar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e suas interfaces com a cultura e o desenvolvimento local a partir de famílias rurais pomeranas de São Lourenço do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SANTOS, L. F. dos. Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela agricultura familiar: Quadro teórico-analítico e evidências empíricas em territórios rurais. 2020. Dissertação (Doutorado em Administração, na área de política e gestão públicas.) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

SANTOS, M. K. C. dos. Reflexões sobre a alimentação escolar no sertão da Paraíba: uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel (PB). 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

SILVA, E. R. F. da. Agentes territoriais na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios de Mirante do Paranapanema e Rosana (SP). 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.

SILVA, F. O. Fatores que caracterizam agricultores familiares que acessam o Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

SOARES, G. J. de V. Controle Social: A dimensão política das compras da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. 2020. Tese (Pós- graduação em Políticas Públicas) – Centro de Ciências Sociais, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.

SOUZA, R. M. de. Efetividades e entraves do Programa Nacional de Alimentação Escolar: um panorama da segurança alimentar dos agricultores familiares de Anápolis e Jaraguá – GO. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronegócio) – Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

SOUTO, F. M. de. Programa Nacional de Alimentação Escolar para sustentabilidade de agricultores familiares em Santa Luzia – PB. Artigo (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) – Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, 2019.

VALANDRO, K. O papel do Programa Nacional de Alimentação Escolar– PNAE para a inserção da agricultura familiar em novos mercados: o caso da Coopafi-Capanema. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.

VIEIRA, V. A.; TIBOLA, F. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponíveis.

Como Citar

O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) E A AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). (2024). Revista Eixo, 13(1), 56-69. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.7