A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA

Autores

  • Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima fernanda.lima@ifb.edu.br
    IFB

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v2.n1.07


Palavras-chave:

Formação de professores, Institutos Federais, Oferta de cursos

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a oferta de formação de professores pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, relacionando este fenômeno ao contexto sócio-histórico educacional, e, em especial, das instituições federais de educação profissional. Para essa análise, é realizado o levantamento de cursos de formação de professores, que estão sendo oferecidos pelos Institutos Federais. A partir desses dados, se demonstra o perfil da oferta de formação docente realizada por esses institutos, e se realiza uma discussão sobre o que esse perfil de oferta representa. O levantamento dos cursos foi realizado no Sistema e-MEC, o sítio eletrônico oficial do Ministério da Educação. A partir dos dados se realiza uma discussão dialética, entendida a partir do materialismo-histórico, a fim de se aprofundar o que os fatos revelam quando considerado em sua totalidade e historicidade. A pesquisa mostra que os cursos oferecidos são, em sua maioria, voltados para a formação inicial do professor, e no período noturno. A região com maior oferta é a região nordeste. Além disso, é percebido que a primazia da oferta é para a formação de professores para a educação básica, especialmente em física, química, biologia e matemática. Já a formação de professores para a educação profissional é ofertada de forma inexpressiva. Lembrando que os Institutos Federais resguardam características que os divergem de outras instituições que visam formar professores, estes se apresentam como um novo locus para a formação de professores. Além disso, um locus em expansão.

Referências

ALVES, Israel Gutemberg. Professores e sociedade:2000 anos de (des)sintonias na história e na formação de professores no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. 2001. 222p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) –Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais –CEFET-MG, Belo Horizonte, 2001.

ALVES, Rosilda Maria. Processos de implantação e implementação dos cursos de licenciatura em Matemática e Física no CEFET-PI. 2009. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação –UnB, Brasília, 2009.

BONFIM, Maria Inês (coord.). A formação docente nos centros federais de educação tecnológica:diagnóstico sobre a oferta das licenciaturas nos CEFETs. Brasília: MEC/SETEC, 2003.

BORGES JÚNIOR, Agnaldo Gonçalves; SOUZA, Ruberley Rodrigues de. Estudo da evasão no curso de Licenciatura em Física do CEFET-GO. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais eletrônicos... Florianópolis, 2007. Disponível em <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/viempec/CR2/p133.pdf> Acesso em 18 de junho de 2011.BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1962. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm> Acesso em 06 fev. 2011.

SOUSA, Aparecida Gasquez; BERALDO, Tânia Maria. Cursos de licenciaturas em ciências naturais nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9, ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3, 2009, Paraná. Anais...Paraná: PUCPR, 2009. p. 10169-10182

TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Uma reflexão sobre a evasão no curso de licenciatura em Física do CEFET-SP. Sinergia(CEFETSP), São Paulo, v. 9, p. 11-18, 2008. Disponível em <http://www.cefetsp.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2008_n1/ pdf_s/sinergia_2008_v9_n1.pdf#page=10> Acesso em 18 de junho de 2011

Downloads

Publicado

2013-08-23

Edição

Seção

Ciências Humanas

Categorias

Como Citar

BARTOLY GONÇALVES DE LIMA, Fernanda. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: PERFIL DA OFERTA. Revista Eixo, Brasília, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.19123/REixo.v2.n1.07. Disponível em: https://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/revistaeixo/article/view/585.. Acesso em: 3 nov. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 137

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.