Histórias de vida e a construção dos saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.10Palavras-chave:
Prática educativa, Histórias de vida, Memórias, Formação Docente, Aprendizagem Autoral.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma discussão a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, que teve como objetivo relacionar as memórias de professores, desveladas nas suas narrativas biográficas, com suas práticas educativas como docentes do Ensino Técnico Profissional Agrícola. O estudo foi realizado com cinco professores que atuaram no curso técnico em Agropecuária ofertado pela instituição. Buscou-se discutir sobre a importância de estudar a construção dos saberes necessários à prática educativa, conforme delineados por Paulo Freire, por meio das trajetórias de vida e as experiências pessoais dos docentes. A pesquisa, realizada em 2011, teve como metodologia a pesquisa qualitativa, com pressupostos das técnicas da História de vida, História Oral e Narrativas Biográficas. Foram construídas narrativas biográficas e trajetórias de cada um dos sujeitos, após realização de entrevistas abertas e de profundidade. O estudo foi feito a partir da análise das relações estabelecidas pela pesquisadora após conhecer as memórias dos professores, entre suas experiências de vida e a construção de práticas educativas delineadas por Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia. Tais práticas dizem respeito à forma de relacionarem-se com afetos, escolarização, profissionalização, política, espaços e territórios. Analisar as relações estabelecidas entre as histórias de vida e a construção dos saberes necessários à prática educativa, delineados por Paulo Freire, evidenciou a importância de tais estudos para compreender caminhos de formação docente que promovam a aprendizagem autoral dos estudantes, fundamentada nos princípios da educação libertadora e dos direitos humanos.
Referências
ALMEIDA, Tania Maria Campos de (Org.) 2024. Encontro com Rita Segato por sua linhagem: memórias e memorial. Brasília: Editora Universidade de Brasília: OAB Ed.
DEMO, P. (2018). Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS.
_________. (2018). Escolas da Autoria – aprendizagem autoral do estudante como foco. In: DAHER, Alessandra Ferreira Beker; ANDRADE, Estela Mara de; DAMACENO, Éverton Paulino (orgs.). Pesquisa e autoria nas vozes dos professores de Mato Grosso do Sul [recurso eletrônico]. 1. ed. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação, 2018. p. 13-27.
DOMINICÉ, PIERRE. Biografização e Mundialização: Dois desafios contraditórios e complementares. In: PASSEGI, Maria da C.; SOUZA, Elizeu C. (Org.). (Auto)biografia: formação, território e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008.
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.
HART, Paul. Narrativa, conhecimento e metodologias emergentes na pesquisa em educação ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José V. (Orgs.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí/RS: Unijuí, 2005.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
MARTINS, P. M. R. A. (2012). Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: um estudo sobre experiências de vida. Dissertação. UFRRJ.
MENDES, L. (2011). Relato da Transição e Desafios no IFB-CPLA. In: Educação e Mudanças Institucionais. Brasília: IFB.
NÓVOA, A. (1992). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora.
PIAGET, J. (1972). A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
PRAZERES, A. (2005). Memória Educativa e Identidade Docente. Revista de Educação, 10(2), 45-58.
REIS JÚNIOR, L. P. Leituras de si – Saberes docentes e histórias de vida dos formadores de professores do Campus universitário de Castanhal/UFPA. Dissertação (Mestrado em Educação). Belém, PA: UFPA, 2008. 159 p.
VYGOTSKY, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
dados disponibilizados
Licença
Copyright (c) 2024 Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins, José Marcelo Freitas de Luna (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.