Histórias de vida e a construção dos saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.10

Palavras-chave:

Prática educativa, Histórias de vida, Memórias, Formação Docente, Aprendizagem Autoral.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma discussão a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, que teve como objetivo relacionar as memórias de professores, desveladas nas suas narrativas biográficas, com suas práticas educativas como docentes do Ensino Técnico Profissional Agrícola. O estudo foi realizado com cinco professores que atuaram no curso técnico em Agropecuária ofertado pela instituição. Buscou-se discutir sobre a importância de estudar a construção dos saberes necessários à prática educativa, conforme delineados por Paulo Freire, por meio das trajetórias de vida e as experiências pessoais dos docentes. A pesquisa, realizada em 2011, teve como metodologia a pesquisa qualitativa, com pressupostos das técnicas da História de vida, História Oral e Narrativas Biográficas. Foram construídas narrativas biográficas e trajetórias de cada um dos sujeitos, após realização de entrevistas abertas e de profundidade. O estudo foi feito a partir da análise das relações estabelecidas pela pesquisadora após conhecer as memórias dos professores, entre suas experiências de vida e a construção de práticas educativas delineadas por Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia. Tais práticas dizem respeito à forma de relacionarem-se com afetos, escolarização, profissionalização, política, espaços e territórios. Analisar as relações estabelecidas entre as histórias de vida e a construção dos saberes necessários à prática educativa, delineados por Paulo Freire, evidenciou a importância de tais estudos para compreender caminhos de formação docente que promovam a aprendizagem autoral dos estudantes, fundamentada nos princípios da educação libertadora e dos direitos humanos.

Biografia do Autor

  • Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012); especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas e graduada em Pedagogia, ambas pela Universidade de Brasília (2007 e 2005, respectivamente). Atua como Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), na Coordenação de Apoio Pedagógico aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Brasília, Asa Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação e sociedade, educação profissional e tecnológica, gestão educacional, formação de professores, arte, cultura, educação à distância, questões de classe, raça e gênero.

  • José Marcelo Freitas de Luna, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985); mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com estágio sanduíche na Universidade de Birmingham (Inglaterra); especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana e Universidade Católica de Goiás, com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá); especialização em Gestão da Cooperação Técnica Internacional, pela FEA/USP; doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Coordenou os projetos "Por um Currículo de Letras Internacionalizado como Base de Formação Intercultural para Professores de Português da Educação Básica?, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais ? Capes 2013 / 2015 - Portugal e "Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras por indicadores de aprimoramento de competência linguística - CNPq 2013-2016. Professor titular aposentado, em 2020, foi bolsista pesquisador sênior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, desta data até agosto de 2022. Foi professor visitante da Faculdade de Letras e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal. Ministra cursos de Escrita Científica e de Internacionalização do Currículo, em português e inglês. Possui publicações nas áreas de Linguística e Educação, das quais se destacam os livros "Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global" e "O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação", publicados pela Pontes em 2016 e 2017, respectivamente. Em 2023, foi aprovado em processo seletivo para Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB.

Referências

ALMEIDA, Tania Maria Campos de (Org.) 2024. Encontro com Rita Segato por sua linhagem: memórias e memorial. Brasília: Editora Universidade de Brasília: OAB Ed.

DEMO, P. (2018). Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS.

_________. (2018). Escolas da Autoria – aprendizagem autoral do estudante como foco. In: DAHER, Alessandra Ferreira Beker; ANDRADE, Estela Mara de; DAMACENO, Éverton Paulino (orgs.). Pesquisa e autoria nas vozes dos professores de Mato Grosso do Sul [recurso eletrônico]. 1. ed. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação, 2018. p. 13-27.

DOMINICÉ, PIERRE. Biografização e Mundialização: Dois desafios contraditórios e complementares. In: PASSEGI, Maria da C.; SOUZA, Elizeu C. (Org.). (Auto)biografia: formação, território e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

HART, Paul. Narrativa, conhecimento e metodologias emergentes na pesquisa em educação ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José V. (Orgs.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí/RS: Unijuí, 2005.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

MARTINS, P. M. R. A. (2012). Era uma vez... Memórias de professores no ensino agrícola: um estudo sobre experiências de vida. Dissertação. UFRRJ.

MENDES, L. (2011). Relato da Transição e Desafios no IFB-CPLA. In: Educação e Mudanças Institucionais. Brasília: IFB.

NÓVOA, A. (1992). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora.

PIAGET, J. (1972). A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

PRAZERES, A. (2005). Memória Educativa e Identidade Docente. Revista de Educação, 10(2), 45-58.

REIS JÚNIOR, L. P. Leituras de si – Saberes docentes e histórias de vida dos formadores de professores do Campus universitário de Castanhal/UFPA. Dissertação (Mestrado em Educação). Belém, PA: UFPA, 2008. 159 p.

VYGOTSKY, L. S. (1991). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Declaração de Disponibilidade de Dados

dados disponibilizados

Edição

Seção

Dossiê 2

Categorias

Como Citar

Histórias de vida e a construção dos saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire. (2024). Revista Eixo, 13(3), 89-99. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1-10 de 38

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.