DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.12

Resumen

No presente artigo, objetiva-se compreender o tempo e o espaço dos componentes curriculares da Didática no Curso de Pedagogia do Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Elencou-se como questão central de pesquisa a seguinte indagação: o tempo e o espaço da Didática desenvolvem, nos estudantes, os processos formativos necessários à atuação docente? A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, do tipo documental. Os aportes teóricos se fundamentaram em Freire (1996), Martins (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2019), Candau (2012), Cruz e Hobold (2016), Marin (2018), Hobold e Farias (2020), entre outros autores. Os resultados elucidam que os processos formativos desenvolvidos nos componentes curriculares de Didática do Projeto Político do Curso de Pedagogia da referida instituição estão presentes no Núcleo de Formação Geral, sendo dois da Didática Geral, sete das Didáticas Específicas, dois das Didáticas para as modalidades de ensino e dez de Componentes Curriculares que contêm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. No Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, dois Componentes Curriculares têm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. Portanto, constatou-se que os conteúdos e elementos da Didática estão presentes de forma expressiva na proposta curricular do curso de Pedagogia do IFC e que essa formação verticaliza toda a formação do futuro professor-pedagogo-pesquisador.

Biografía del autor/a

  • Andressa Graziele Brandt, IFCUFSC

    Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) -  Campus Camboriú, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação(PPGE/IFC), Doutora em Educação PPGE/UFSC , tutora do PET Conexão de Saberes do IFC Campus Camboriú,  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC e  do grupo de pesquisa Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade (TEETIS ). ORCID id:https://orcid.org/0000-0002-8176-1930 E-mail:andressa.brandt@ifc.edu.br

  • Nadja Regina Sousa Magalhães, Instituto Federal do Paraná

    Docente do Instituto  Federal do Paraná,  docente de Educação Especial. Doutora em Educação, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC.Integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva do IFPR. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Irati. ORCID id:https://orcid.org/0000-0003-1349-4487  E-mail: nadjamagalhaes78@gmail.com

  • Valquiria de Borba Guizoni, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú

    Licencianda em Pedagogia no Instituto Federal Catarinense (IFC) -  Campus Camboriú. Bolsista do Programa de Educaçõ Tutorial (PET) Conexão de Saberes do IFC Campus Camboriú. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) - PPGE/UFSC.

  • Najla Cristina Sousa Magalhães, Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Caxias - MA

    Especialista em Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Gestão em Saúde. Possui graduação em licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (2012). É professora do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Caxias - MA. 

  • Cristine de Oliveira Dilli, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

    Mestranda em Educação.

Referencias

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT: Porto, 1994.

BRANDT, A. G.; MARTINI, L. A didática freiriana na formação inicial de professores. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 67-81, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.56221. Disponível em: https://bit.ly/3MxnJmA. Acesso em: 21 maio 2022.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: https://bit.ly/2Xs0jLp. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3956QSx. Acesso em: 3 mar. 2022.

CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução: Maria Letícia Ferreira. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Contexto, 2012.

CECHINEL, A. FONTANA, S. A. P. et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação, Criciúma, v. 5, n. 1, jan./jun. 2016. Não paginado. Disponível em: https://bit.ly/3xBoLIT. Acesso em: 14 abr. de 2022.

CRUZ, G. B. da; HOBOLD, M. Práticas formativas de professores de cursos de licenciatura: diferentes estratégias para ensinar. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: [s. n.], 2016. v. 1. p. 237-262.

CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. O.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba, Champagnat, 2004. p. 31-42.

EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: RONALDO, M. L.; ARAUJO, Doriedson S. Rodrigues. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1. ed. Campinas: Alínea, 2012. V. 1, p. 52-71.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI JÚNIOR. P. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos, n. 193).

HOBOLD, M. de S.; FARIAS, I. M. S. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, Belém, v. 8, p. 102-125, jan./abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Mu7IO1. Acesso em: 10 jan. de 2022.

IMBERNÓN, F. O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 9-16, 20 maio 2022. Disponível em: https://bit.ly/3zrilyb. Acesso em: 20 maio 2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.

MARIN. A. J. A disciplina Didática na formação de professores conhecimentos, saberes e mediação didática. In: MARIN, A. J. Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 17-32.

MARTIN, P. L. O. O campo da didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, E. et al. (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EdPUC-RS, 2008. p. 585-601.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática: uma revisão conceitual e uma síntese provisória. In: PIMENTA, S. G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-76.

PIMENTA, S. G. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, S. B.; Olini, P. (org.). Coleção Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática, saberes docentes e formação. Cuiabá: Sustentável, 2019. v. 1, p. 14-54.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Camboriú. Camboriú: IFC, 2018.

SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012. DOI: 10.22420/rde.v2i2/3.123. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123. Acesso em: 9 fev. 2022.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas: Papirus, 2008.

Publicado

2024-04-30

Declaración de disponibilidad de datos

Dados disponibilizados.

Cómo citar

DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO. (2024). Revista Eixo, 13(1), 5-11. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.12

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>