DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE TEMPO E ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.12Resumen
No presente artigo, objetiva-se compreender o tempo e o espaço dos componentes curriculares da Didática no Curso de Pedagogia do Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC). Elencou-se como questão central de pesquisa a seguinte indagação: o tempo e o espaço da Didática desenvolvem, nos estudantes, os processos formativos necessários à atuação docente? A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, do tipo documental. Os aportes teóricos se fundamentaram em Freire (1996), Martins (2008), Libâneo (2010), Pimenta (2019), Candau (2012), Cruz e Hobold (2016), Marin (2018), Hobold e Farias (2020), entre outros autores. Os resultados elucidam que os processos formativos desenvolvidos nos componentes curriculares de Didática do Projeto Político do Curso de Pedagogia da referida instituição estão presentes no Núcleo de Formação Geral, sendo dois da Didática Geral, sete das Didáticas Específicas, dois das Didáticas para as modalidades de ensino e dez de Componentes Curriculares que contêm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. No Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, dois Componentes Curriculares têm, em suas ementas, conteúdos e elementos dessas Didáticas. Portanto, constatou-se que os conteúdos e elementos da Didática estão presentes de forma expressiva na proposta curricular do curso de Pedagogia do IFC e que essa formação verticaliza toda a formação do futuro professor-pedagogo-pesquisador.
Referencias
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT: Porto, 1994.
BRANDT, A. G.; MARTINI, L. A didática freiriana na formação inicial de professores. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 67-81, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.56221. Disponível em: https://bit.ly/3MxnJmA. Acesso em: 21 maio 2022.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em: https://bit.ly/2Xs0jLp. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3956QSx. Acesso em: 3 mar. 2022.
CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução: Maria Letícia Ferreira. 1. ed. 1. reimpr. São Paulo: Contexto, 2012.
CECHINEL, A. FONTANA, S. A. P. et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação, Criciúma, v. 5, n. 1, jan./jun. 2016. Não paginado. Disponível em: https://bit.ly/3xBoLIT. Acesso em: 14 abr. de 2022.
CRUZ, G. B. da; HOBOLD, M. Práticas formativas de professores de cursos de licenciatura: diferentes estratégias para ensinar. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: [s. n.], 2016. v. 1. p. 237-262.
CUNHA, M. I. da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: ROMANOWSKI, J. O.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba, Champagnat, 2004. p. 31-42.
EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: RONALDO, M. L.; ARAUJO, Doriedson S. Rodrigues. (org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. 1. ed. Campinas: Alínea, 2012. V. 1, p. 52-71.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR. P. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos, n. 193).
HOBOLD, M. de S.; FARIAS, I. M. S. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, Belém, v. 8, p. 102-125, jan./abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3Mu7IO1. Acesso em: 10 jan. de 2022.
IMBERNÓN, F. O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 9-16, 20 maio 2022. Disponível em: https://bit.ly/3zrilyb. Acesso em: 20 maio 2022.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.
MARIN. A. J. A disciplina Didática na formação de professores conhecimentos, saberes e mediação didática. In: MARIN, A. J. Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 17-32.
MARTIN, P. L. O. O campo da didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, E. et al. (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EdPUC-RS, 2008. p. 585-601.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da didática: ciências da educação, pedagogia e didática: uma revisão conceitual e uma síntese provisória. In: PIMENTA, S. G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 19-76.
PIMENTA, S. G. Profissionalização docente: teias, tramas e nexos um convite à didática. In: MONTEIRO, S. B.; Olini, P. (org.). Coleção Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática, saberes docentes e formação. Cuiabá: Sustentável, 2019. v. 1, p. 14-54.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Camboriú. Camboriú: IFC, 2018.
SCHEIBE, L. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012. DOI: 10.22420/rde.v2i2/3.123. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123. Acesso em: 9 fev. 2022.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas: Papirus, 2008.
Descargas
Publicado
Declaración de disponibilidad de datos
Dados disponibilizados.
Licencia
Derechos de autor 2024 Andressa Graziele Brandt, Nadja, Valquiria de Borba Guizoni, Najla Cristina Sousa Magalhães, Cristine de Oliveira Dilli (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.