A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.11

Resumen

O estudo objetivou compreender a percepção dos alunos do curso de graduação em psicologia sobre o ensino remoto emergencial em uma instituição de ensino superior privado. Realizou-se uma entrevista com 30 alunos, a partir de roteiro de entrevista semiestruturado e na própria instituição. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a maioria adaptou-se a plataforma de ensino adotada pela instituição e alguns, a consideraram complexa. Quanto a metodologia de ensino docente, a maior parte gostou da forma como foi conduzida. Dos dispositivos tecnológicos utilizados e ao acesso a internet, observou-se que a maior parte utilizou o celular e notebook. Referente à conexão, a maioria  usou o wi-fi e o 3G. O fato das aulas ficarem gravadas foi fundamental, pois muitas vezes não estavam física e psicologicamente bem. A maioria sentiu falta do contato físico dos colegas de turma e da faculdade. Alguns apontaram que não sentiram falta, pois economizaram com locomoção, alimentação e material. A maioria dos participantes relatou crise de ansiedade, uma minoria síndrome do pânico e somente um teve crise existencial. Metade dos participantes aumentaram o número de sessões de psicoterapia e alguns precisaram consultar com psiquiatra. Quanto aos problemas físicos alguns comentaram sobre cansaço pela ausência de atividades físicas e ganho de peso. Concluiu-se que apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a instituição apontada conseguiu dar continuidade às ações pedagógicas e os alunos procuraram se adaptar às dificuldades encontradas no ensino, bem como superar os problemas psicológicos e físicos.

Biografía del autor/a

  • Matheus Gomes Leandro, Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto

    Acadêmico de Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto, São Paulo. Atuou em estágio na área da educação infantil (2021-2022), atualmente auxiliar pedagógico particular. Participa do Instituto de Direitos Humanos e do cursinho popular Hypatia - USP, ambos localizados em Ribeirão Preto, São Paulo. Possui duas iniciações científicas, uma finalizada e outra em andamento, sendo as duas na área de desenvolvimento humano.

  • Patricia Rossi Carraro, Universidade de São Paulo (USP)

    Psicóloga. Pós-Doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

Referencias

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Cientificas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348 - 365, 2020.

APPENZELLER, S.; MENEZES, F. H.; SANTOS, G. G. dos; PADILHA, R. F.; GRAÇA, H. S.; BRAGANÇA, J. F. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica. Campinas, 2020.

AQUINO, E. M. L.; SILVEIRA, I. H.; PESCARINI, J. M.; AQUINO, R.; SOUZA-FILHO, J. A. de; ROCHA, A. dos S.; FERREIRA, A.; VICTOR, A.; TEIXEIRA, C. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Revista: Ciência e Saúde Coletiva, v. 25. supl 1. Rio de Janeiro, 2020.

ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos (217 [III] A). Paris, 1948.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de Acesso à Educação em Tempos de Pandemia: Uma Análise do Acesso às Tecnologias e das Alternativas de Ensino Remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.I], v. 7, n. 3, p. 38-46, ago 2020.

CARVALHO, A. V. G.; CUNHA, M. R. da; QUIALA, R. F. O ensino remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 06, ed. 05, v. 10, p. 77-96, 2021.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (Brasil). Resolução n. 466/12, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012

CRUZ, U. F.; PAIXÃO, M. C. B. da, SANTO, A. C. do E.; GOMES, A. R. Q. Impacto nos hábitos alimentares durante o isolamento causado pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.9, n.6, p. 19900-19911, jun., 2023.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O Ensino Remoto no Brasil em Tempos de Pandemia: Diálogos Acerca da Qualidade e do Direito à Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasilia, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020.

FERREIRA-NETTO, R. G; CORRÊA, J. W. N. Epidemiologia do Surto de Doença por Coronavírus (COVID-19). Revista Desafios, v. 7, n. Supl. COVID-19, Amazonas, 2020.

GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. de; HENKLAIN, M. H. O.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. M. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educação & Sociedade, v. 41. Campinas, 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1999.

OLIVEIRA, E. N.; VASCONCELOS, M. I. O.; ALMEIDA, P. C.; PEREIRA, P. J. de A.; LINHARES, M. S. C.; XIMENES-NETO F. R. G.; ARAGÃO, J. M. N. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. Especial 1, p. 206-220, mar/2022.

PAIVA, V. L. M. de O. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1 e 2, dez. 2020.

PEREIRA, M. M.; SOARES, E. de M.; FONSECA, J. G. A.; MOREIRA, J. de O.; SANTOS, L. P. R. Saúde mental dos estudantes universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Psicologia: Teoria e Prática, v. 23, n. 3, p. 1-20, 2021.

PEREIRA, M. M.; TRAJANO, A. R. C.; CAVERSAN, H. de A. C.; MOREIRA, S. P.; TIBIRIÇÁ, V. A. Plantão psicológico: a prática do acolhimento on-line durante a pandemia da COVID-19. Revista de Extensão da UPE, v. 6, n. 1., p. 39-51, 2021.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Cientificas, Aracaju, v. 10, n.1, p. 41 -57, 2020.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. de A.; MENEZES, J. B. F. de M. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, set./dez. 2020.

SOARES, C. S.; GUIMARÃES, D. E. L.; SOUZA, T. V. de. Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, v. 20, p. 1-19, 2021.

TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas. Revista Cocar. Edição Especial, n. 9, p.1-21, 2021.

VIANA, D. M. Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de COVID-19. Cadernos ESP. Ceará - Edição Especial, v. 14, n. 1, p. 68 -73, jan. jun, 2020.

Publicado

2024-04-30

Declaración de disponibilidad de datos

Dados disponibilizados.

Cómo citar

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. (2024). Revista Eixo, 13(1), 12-24. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n1.11

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>