ANÁLISE DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

  • Walas Leonardo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
Palavras-chave: organização didático-pedagógica, formação inicial e continuada, trabalho de conclusão de curso, estágio, avaliação da educação

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar alguns aspectospedagógicos da educação profissional técnica de nível médio dos novos câmpus doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Foramanalisados oito eixos temáticos: a) Instalações,materiais e equipamentos, b) Relação do curso com a missão institucional doIFMG e com o setor produtivo, c) Organização didático-pedagógica, d) Corpodocente e administrativo, e) Formação inicial e continuada, f) Avaliação, g)Evasão e reprovação e h) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dessesoito eixos, três foram escolhidos para o presente trabalho: a) Organização didático-pedagógica,b) Formação inicial e continuada e c) Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.Para isso, a metodologia de pesquisa utilizada foi quanti-qualitativa e acoleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com osgestores dos câmpus. Os dados coletados foram analisados à luz de produçõescientíficas sobre educação profissional no Brasil. Os resultados indicam que ostrês elementos investigados estão funcionando bem no IFMG, o que aponta para aqualidade dos serviços prestados à sociedade. Apesar da “boa” nota recebida noseixos analisados, foram observados pontos negativos em todos os câmpus,evidenciando que melhorias podem ser feitas.

Biografia do Autor

Walas Leonardo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
Graduado em Pedagogia e  Mestre em Educação pela UFMG. Pesquisador da área Trabalho e Educação. Atualmente trabalha como Técnico em Assuntos Educacionais na Reitoria do IFMG.
Publicado
2014-12-23
Seção
ARTIGOS