A APLICAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14.n3.09Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Sala de Aula, Ensino de CiênciasResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de literatura que buscou analisar artigos científicos completos sobre a aplicação da Metodologia Ativa denominada Resolução de Problemas com estudantes em sala de aula. Para isso, foi realizada uma busca em quatro periódicos Qualis A. O levantamento dos dados desta pesquisa ocorreu a partir da análise dos artigos publicados de 2013 a 2024. Esse levantamento foi desenvolvido pela busca dos títulos, resumos, palavras-chave e, em alguns casos, pela leitura parcial ou completa dos materiais publicados. As buscas se deram através de palavras-chave, agrupando-se inicialmente os trabalhos encontrados a partir da busca por “Ensino de Ciências” e “Ensino de Química” que foram aplicados na Educação Básica. Após, buscou-se, dentre os materiais encontrados, por “Resolução de Problema”, “Solução de Problema”, “Estudo de Caso” e “Aprendizagem Baseada em Problema”. Dentro dos parâmetros estabelecidos, encontraram-se oito artigos para análise. A partir desses manuscritos, foram evidenciadas expressões recorrentes e organizadas categorias de análise com base na Análise de Conteúdo de Bardin, sendo elas: (I) Os principais conflitos evidenciados com a utilização de metodologias envolvendo a Resolução de Problemas; (II) Os principais benefícios encontrados aos estudantes com as aplicações; (III) Os tipos de abordagens de pesquisa e instrumentos de produção de dados utilizados para avaliação dos trabalhos envolvendo Resolução de Problemas. A partir da análise, constatou-se que existe dificuldade de interpretação por parte dos estudantes, sendo um conflito evidenciado na análise dos textos. Quanto ao emprego de instrumentos de produção de dados, evidenciou-se uma variação dos mesmos, como o uso de relatórios, diários de bordo, gravações de áudio e questionários.
Referências
ÁVILA, R. A. Abordagem do Tema Agrotóxicos Através da Estratégia de Ensino Baseada em Estudo de Caso. Revista Debates em Ensino de Química, V. 6 n. 1, 2020.
BORGES, T.S; ALENCAR, G.; Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; n° 04, p. 119-143, 2014.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, v.8, 2003.
FERREIRA, L. O.; KRAISIG, A.; BRAIBANTE, M. E. F. Estudo de caso no ensino de química sobre a conservação dos alimentos. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4 n. 2 (esp) (2018).
FRANCO-MARISCAL, A. J. Competencias científicas en la enseñanza y el aprendizaje por investigación. Un estudio de caso sobre corrosión de metales en secundaria. Enseñanza de las ciencias, V. 33 N. 2, 2015.
GAMA, J.C.N.B. O uso de metodologias alternativas no ensino de ciências. 2015. Disponível em: http://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/21.pdf. Acesso em: 27 mai. 2016.
GIL. A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química. In: Silva, B. & Almeida, L. Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga: 2005. Atas...Braga: Universidade do Minho, 2005.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária - EPU EPU, 1987.
MEDEIROS, D. R; GOI, M. E. J. A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6 n. 1, 2020.
MITRE, S. M.; SIQUEIRA, B. R.; MORAIS, N. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PINTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. (2008) Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v.3, n.2, 2133-2144, 2008.
NASCIMENTO, T. E; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de ciências. Rev. MULTICIÊNCIA, v.2, n.3, 2017.
OLIVEIRA, I. S.; BOCCARDO, L.; JUCÁ-CHAGAS, R. Análise de uma prática pedagógica, com vistas para a zoologia evolutiva, baseada na solução de problemas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V. 16, Nº 3, 516-539, 2017.
OLIVEIRA, D. T.; OLIVEIRA, F. V.; CANDITO, V. Aprendizagem Baseada em Problemas, Aliada a Temática “Chás”, no Ensino De Funções Orgânicas: Uma Intervenção do PIBID na Escola. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.1, 2021.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Dados disponibilizados.
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Dhulya Trindade de Oliveira, MARA ELISANGELA JAPPE GOI (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.










