Reflexões sobre a formação continuada em Educação Ambiental Crítica a partir do curso para professores “Educa-Ação Ambiental”
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.11Palavras-chave:
educação ambiental crítica, formação continuada, prática docente, ensino-aprendizagemResumo
Este estudo analisa as contribuições de um curso de formação continuada na Educação Ambiental Crítica (EAC) para a ressignificação das práticas pedagógicas e compreensões teóricas de docentes da Educação Básica. O curso "Educa-Ação Ambiental", fundamentado nas Teorias Críticas e na Pedagogia Freiriana, foi desenvolvido como um produto educacional de Mestrado Profissional e estruturado em quatro oficinas pedagógicas. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação, articulada à análise de conteúdo, com a participação de nove professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados demonstram que, após o curso, as professoras expandiram sua concepção sobre a EAC, passando de uma visão conservacionista e fragmentada para uma abordagem sociopolítica e interdisciplinar. Além disso, relataram mudanças concretas na prática docente, como a adoção de metodologias ativas (exemplo: caminhada fotográfica e pesquisa-oral) e o uso de temas geradores na abordagem da EA em sala de aula. No entanto, desafios como falta de tempo para planejamento e apoio institucional insuficiente foram apontados como entraves à implementação dessas práticas. Conclui-se que formações continuadas embasadas na EAC potencializam a articulação entre teoria e prática, promovendo um ensino mais contextualizado, interdisciplinar e emancipatório.
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