CUPUAÇU: BENEFICIAMENTO, PROCESSOS DE SECAGEM E EFEITODA SECAGEM NOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA AMÊNDOAE GORDURA DE CUPUAÇU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v15.n1.05


Palavras-chave:

Ácidos graxos. Amêndoa de cupuaçu. Composição centesimal. Liofilização. Métodos de secagem.

Resumo

O estudo sobre o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), fruto típico da Amazônia, abordou o impacto de diferentes métodos de secagem nas características físico-químicas das amêndoas e na qualidade da gordura extraída. Com elevada biodiversidade, Rondônia e outras áreas do bioma amazônico oferecem plantas oleaginosas como o cupuaçu, cuja polpa é amplamente utilizada na indústria alimentícia. No entanto, suas amêndoas, que correspondem a 15-20% do peso do fruto, são subutilizadas, apesar de seu alto valor nutricional, com 50% de lipídios e 20% de proteínas, além de ácidos graxos essenciais como oleico e esteárico. O estudo foi realizado em Ariquemes (RO) durante a safra de 2021-2022, utilizando métodos de secagem natural (SN), em estufa (SE) e liofilização (LF). As análises mostraram que a liofilização foi mais eficiente na redução da umidade das amêndoas (0,10%), preservando sua coloração e características físico-químicas. Já o método em estufa resultou em maior teor de lipídeos (35,83%) e proteínas (7,59%). Os baixos índices de acidez, peróxidos e iodo indicaram boa conservação e estabilidade da gordura extraída, independentemente do método de secagem. A gordura de cupuaçu, rica em ácidos graxos como esteárico e oleico, demonstrou potencial para aplicação em diversos setores, como fabricação de margarina, chocolates e produtos de panificação. Apesar das diferenças nas análises das amêndoas, a qualidade final da gordura manteve-se consistente, reforçando seu valor econômico e funcional na indústria alimentícia e promovendo o aproveitamento integral do fruto.

Biografia do Autor

  • Anthonioni Peron Dal Sasso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia - Campus Ariquemes (IFRO - Campus Ariquemes)

    Possui graduação em Tecnologia em Laticínios pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (2008). Atualmente é técnico em laticínios e alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: princípios a conservação de alimentos e microbiologia de alimentos.

  • Aurélia Dornelas de Oliveira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba.

    Possui graduação em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Trabalhou na MICROVET no período de 2001 a 2003, coordenando o setor de Diagnóstico e participando da equipe técnica de padronização de ISO 9001. Em 2009 ingressou como professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Rio Pomba. Atuou como coordenadora dos cursos Técnico em Alimentos integrado, Técnico em Alimentos a distância, Tecnologia de Laticínios e Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Foi chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos no período de agosto de 2014 a janeiro de 2015. Atua nas seguintes áreas: Processamento de leite e derivados, Tecnologia de produtos lácteos fermentados, Uso de culturas probióticas em leite e derivados, Higiene na indústria de alimentos e Gestão da qualidade na indústria de alimentos.

  • Christiano Vieira Pires, Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Sete Lagoas.

    Professor Titular do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ. Atual Chefe do DEALI-UFSJ. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Agroquímica (2002) e doutorado em Bioquímica Agrícola (2005) pela mesma Universidade. Foi Professor de Bioquímica da Universidade Presidente Antônio Carlos (2002-2005), da Faculdade de Saúde Ibituruna (2005-2006) e da Associação Educativa do Brasil (2005-2006). Foi coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos das Faculdades Unidas do Norte de Minas (2005-2006) e Professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequtinhonha e Mucuri (2006-2009) onde ministrou as disciplinas de Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Carnes e Tecnologia de Leite, na graduação e Bioquímica geral, Tópicos em Tecnologia de Carnes e Tópicos em Tecnologia de Leite para o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João del Rei (2010-2012) e Sub-Chefe do DEALI-UFSJ (2013-2015) , onde também ministra aula das disciplinas Análise de Alimentos e Nutrição e Qualidade Nutricional de Alimentos. Orientou e em orientado diversos estudantes em projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento e em nível de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de cursos. Tem co-orientado alunos de mestrado e doutorado em parcerias com a UFMG e com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.Tem experiência na área de Química, Física, Físico-química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-primas Alimentícias, em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos e Qualidade Nutricional de Proteínas. É membro da Rede Mineira de Pesquisa em Queijos Artesanais.É membro Suplente da Comissão da Produção Orgânica no Estado de Minas (CPOrg-MG). É Líder do Grupo de Pesquisa:Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade.

  • Janaina Maria Batista de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Jaru

    Possui graduação em Bacharelado em Agroindústria pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui mestrado em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (2015) junto com a Escola Superior de Biotecnologia do Porto, Portugal, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE. Atua como pesquisadora principalmente nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos em geral, compostos bioativos e produtos apícolas tais como o mel, geleia real, pólen, própolis e mel de abelhas nativas sem ferrão. 

  • Maurício Henriques Louzada Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba.

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). É Professor Titular do campus Rio Pomba, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como Coordenador de Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa, Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenador Geral de Pós-graduação do IF Sudeste MG, Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Chefe do Departamento Acadêmico de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: leite humano, tecnologia de proteínas, vigilância sanitária, legislação de alimentos, análise físico-química de alimentos e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Portaria Nº.: 1.019, de 25 de outubro de 2022, DOU - Edição Nº.:203 , Seção: 2, Página: 27). 

  • Tiago Bratilieri dos Santos, Universidade Federal de Rondônia – Campus de Ariquemes.

    Atualmente é técnico em alimentos da Universidade Federal de Rondônia.

  • Vanessa Riani Olmi Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba.

    Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como tutora do PET Ciências Agrárias e coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.Atuou como Pró-reitora de Ensino do IF Sudeste MG, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Tecnologia em Laticínios e do Curso Técnico em Agroindústria. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial, Biotecnologia de Alimentos, Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos.

Referências

ALVIÁREZ, G.; MURILLO, A.; MURILLO, P.; ROJANO, B. A.; MÉNDEZ, A. Caracterización y extracción lipídica de las semillas del cacao amazónico (Theobroma grandiflorum). Ciencia en desarrollo, v. 7, n. 1, p. 103-109, 2016.

AOAC (Association of Official Analytical Chemistry). Official methods of analysis. 19º ed. 2012. 3000p.

AUED-PIMENTEL, S.; ZENEBON, O. Lipídios totais e ácidos graxos na informação nutricional do rótulo dos alimentos embalados: aspectos sobre legislação e quantificação. Revista Instituto Adolfo Lutz. [S. l.], v. 68, n. 2, p. 167-181, 2009.

AYRES, W. B. Modificações estruturais e reológicas em chocolate amargo devido à alteração do tipo de gordura utilizada. Dissertação (Título de Mestre). Universidade de São Paulo – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, 106 p., 2019.

AZEVEDO, A. B. A. de.; KOPCAK, U.; MOHAMED, R. S. Extraction of fat from fermented Cupuaçu seeds with supercritical solvents. Journal of Supercritical Fluids. [S. l.], v. 27, n. 2, p. 223-237, out. 2003.

BLIGH, E.G.; DYER, W.J. A rapid method of total lipid extraction and purifcation. Can. J. Biochem. Physiol, v. 37, n. 8, p. 911-917, 1959.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa nº 87 de 15 de março de 2021 Estabelece a lista de espécies vegetais autorizadas, as designações, a composição de ácidos graxos e os valores máximos de acidez e de índice de peróxidos para óleos e gorduras vegetais. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de março de 2021.

CODEX ALIMENTARIUS STANDARD FOR OLIVE OILS AND OLIVE POMACE OILS CXS 33-1981, 2021, disponível em: https://www.fao.org/fao-who-codexalimentarius/sh-proxy/en/?lnk=1&url=https%253A%252F%252Fworkspace.fao.org%252Fsites%252Fcodex%252FStandards%252FCXS%2B33-1981%252FCXS_033e.pdf, acesso em: 15 de junho de 2023.

COSTA, C. M. da; SILVA, K. A. da; SANTOS, I. L.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Aproveitamento integral do cupuaçu na área de panificação. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, e34711528176, abr. 2022.

FERREIRA, D.F. SISVAR: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, Minas Gerais, v.35, n.6, p. 1039-1042, 2011.

FRANKLIN, B.; NASCIMENTO, F. das C. A. do Plantas para o futuro: compilação de dados de composição nutricional do araçá-boi, buriti, cupuaçu, murici e pupunha. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10174-10189, mar. 2020.

GILABERT-ESCRIVÁ, M. V. Caracterização e seleção de gorduras de sementes do gênero Theobroma para aplicação tecnológica. Tese (Doutor em Tecnologia de Alimentos). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Campinas, 218 p., 2002.

JORGE, N.; OLIVEIRA, M. V. de; LUZIA, D. M. M. Caracterização físico-química de manteigas de frutos amazônicos. ForScience, Formiga, v. 9,n. 2, e00979, jul./dez. 2021.

MARES, F. M.; QUARESMA, D. P. F.; LIMA, R. B. Reaproveitamento de Semetentes de Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum): Um Estudo de Caso em uma Coopertiva Agrícola na Amazônia paraense. Revista Gestão em Conhecimento, v. 5, n. 5, 16 p., 2020.

MEDEIROS, M. L.; AYROSA, A. M. I. B.; PITOMBO, R. N. de M.; LANNES, S. C. da S. Sorption isotherms of cocoa and cupuassu products. Journal of Food Engineering. [S. l.], v. 73, p. 402-406, 2006.

NASCIMENTO, F. C. da C.; SOUZA, J. M. L. de; YOMURA, R. B. T.; VASCONCELOS, M. A. M. de; NASCIMENTO, M. M. do. Estabilidade da torta parcialmente desengordurada de amêndoas despeliculadas de cupuaçu. In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2019, Rio Branco, AC. A Contribuição da ciência para a agropecuária no Acre: Anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2020. p. 59-63.

OLIVEIRA, T. B. de; GENOVESE, M. I.; Chemical composition of cupuassu (Theobroma grandiflorum) and cocoa (Theobroma cacao) liquors and their effects on streptozotocin-induced diabetic rats. Food Research International. [S. l.], v. 51, n. 2, p. 929-935, mai. 2013.

PEREIRA, A. L. F.; ABREU, V. K. G.; RODRIGUES, S. Cupuassu – Theobroma grandiflorum, In: RODRIGUES, S.; SILVA, E. de O.; BRITO, E. S. de (ed.). Exotic Fruits: Reference Guide, [S. l.], 1 ed., Academic Press, 2018, p. 159-162.

PUGLIESE, A. G.; TOMAS-BARBERAN, F. A.; TRUCHADO, P.; GENOVESE, M. I. Flavonoids, Proanthocyanidins, Vitamin C, and Antioxidant Activity of Theobroma grandiflorum (Cupuassu) Pulp and Seeds. Journal of Agricultural and Food Chemistry, [S. l.], v. 61, n. 11, p. 2720-2728, 2013.

QUAST, L. B.; LUCCAS, V.; KIECKBUSCH, T. G. Physical properties of pre-crystallized mixtures of cocoa butter and cupuassu fat. Grasas y Aceites. [S. l.], v. 62, n. 1, p. 62-67, jan./mar. 2011.

SALGADO, J. M.; RODRIGUES, B. S.; DONADO-PESTANA, C. M.; DIAS, C. T. dos S.; MORZELLE, M. C. Cupuassu (Theobroma grandiflorum) peel as potential source of dietary fiber and phytochemicals in whole-bread preparations. Plant Foods for Human Nutrition, [S. l.], v. 66, p. 384-390, set. 2011.

SANTOS FILHO, A. F.; TORO, M. J. U. Estudo bioquímico da fermentação do cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum). Científic@ - Multidisciplinary Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, dez. 2020.

SILVA, A. do S. S. da; FARIAS, L. F. Elaboração da farinha à base da amêndoa do cupuaçu Theobroma grandiflorum Schum. Rev. Arq. Científicos (IMMES), Macapá, v. 1, n. 1, p. 36-42, 2018.

SILVA, D. A. Interesterificação enzimática de óleo de pracaxi, gordura de cupuaçu e estearina de palma: obtenção de gorduras especiais para aplicação na indústria alimentícia. Dissertação (Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal do Pará, Bélem, 83 p., 2018.

SILVA, J. de L. da; DURIGAN, M. F. B.; CARVALHO, G. F. Métodos para extração de óleo das sementes da Theobroma grandiflorum como oportunidade a agroindústria familiar. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 266-277, dez. 2018.

SILVA, L. S. da; PIERRE, F. C. Aplicabilidade do cupuaçu (Theobroma grandiflorum (willd. Ex spreng.) Schum.) Em produtos e subprodutos processados. Tekhne e Logos, Botucatu, v. 12, n. 1, p. 19-33, abr. 2021.

SINGH, T. C. Avaliação dos parâmetros físico-químicos e estabilidade de compostos bioativos em óleos de polpa e amêndoa de frutos amazônicos. Tese (Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos). Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto,158 p., 2015.

SOUZA, A. das G. C. Boas Práticas Agrícolas da Cultura do Cupuaçuzeiro, Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2007. 60 p.

SOUZA, J. M.; ROCHA, J. M.; CARTAXO, C. B.; Vasconcelos, M. A.; Álvares, V. S.; Nascimento, M. M.; YOMURA, R. T. B.; KAEFER, S. Monitoring and optimization of cupuaçu seed fermentation, drying and storage processes. Microorganisms, v. 8, n. 9, p. 1314, 2020.

TAVARES, T. R. Efeito da pré-gelatinização da proteína de ervilha nas propriedades físico-químicas de encapsulados de óleo de cupuaçu (Theobroma grandiflorum). Dissertação (Mestre em Agricultura Trópico Úmido), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 71 p., 2022.

ZENEBON, O. PASCUET, N. S., TIGLEA, P. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 1000 p., 2008.

Downloads

Publicado

2026-02-12

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponibilizados.

Como Citar

PERON DAL SASSO, Anthonioni; DORNELAS DE OLIVEIRA MARTINS, Aurélia; PIRES, Christiano Vieira; SOUSA, Janaina Maria Batista de; SILVA, Maurício Henriques Louzada; SANTOS, Tiago Bratilieri dos; SILVA, Vanessa Riani Olmi. CUPUAÇU: BENEFICIAMENTO, PROCESSOS DE SECAGEM E EFEITODA SECAGEM NOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA AMÊNDOAE GORDURA DE CUPUAÇU. Revista Eixo, Brasília, v. 15, n. 1, p. e02, 2026. DOI: 10.19123/REixo.v15.n1.05. Disponível em: https://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/revistaeixo/article/view/186.. Acesso em: 14 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

21-30 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.