PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.6

Palavras-chave:

PIBID, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PAULO FREIRE, LIBÂNEO

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integrado à Política Nacional de Formação de Professores (2007) do Ministério da Educação, tem como objetivo contribuir com a iniciação à docência promovendo experiências práticas. Este estudo, então, discutiu a importância do PIBID para a formação de professores no Brasil, o propósito foi avaliar se o PIBID atingiu seus objetivos na formação de futuros professores com discussões sob uma perspectiva de Paulo Freire e Libâneo. Participaram da pesquisa 16 discentes do PIBID-IFB entre 2022 e 2024. Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa por meio de entrevistas abertas analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As entrevistas destacaram aspectos positivos do PIBID, evidenciando seu impacto na formação docente e a atuação na Educação Básica. Os resultados mostraram também a relevância do PIBID para a melhoria do ensino público no Brasil. Ficou claro que o PIBID complementa a formação dos professores e enriquece sua experiência prática, proporcionando um espaço para reflexão crítica, colaboração e desenvolvimento profissional. A análise impulsiona melhorias contínuas no programa, contribuindo para o aprimoramento da educação no país.

Biografia do Autor

  • Valéria Pereira Soares, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Educação em Ciências (UnB). Mestre em Ensino de Ciências (UnB). Licenciada em Ciências Naturais (UnB). Professora de Ciências Naturais na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

  • Maria Eduarda Alves Paes, IFB

    Licencianda em Biologia – IFB

  • Thalis de Camargos Rocha, IFB

    Licenciatura em Biologia - IFB

  • Marina Neves Delgado, IFB

    Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bacharel licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Professora do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 09 de março de 2024.

CARVALHO Diana Carvalho de; QUINTEIRO Jucirema. A formação docente e o PIBID: dilemas e perspectivas em debate. Entre Ver, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. i-xii, jan./jun. 2013. Acesso em 21 de março de 2024.

CARVALHO, Ângelo Pereira de. A importância do PIBID na formação docente sob a ótica de professores supervisores. 2013. vi, 41 f. Monografia (Licenciatura em Química) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez. 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SILVA, Sandro da. A importância do PIBID para formação docente. Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. v. 03 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Como Citar

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE. (2024). Revista Eixo, 13(2), 65-75. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.6