O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DEFICIÊNCIA VISUAL
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.4Palavras-chave:
ciências, biologia, formação, deficiência visualResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o quantitativo de trabalhos dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC (2001-2023) e de teses no Banco de Dados de Teses e Dissertações – BDTD (2019-2023), com foco no ensino de ciências nos contextos da educação inclusiva e deficiência visual. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e do tipo estado da arte. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) como instrumento de análise dos dados. Os resultados foram divididos em duas partes: A primeira buscou caracterizar o levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados no ENPEC e teses do BDTD sobre o ensino de Ciências e os alunos com deficiência visual, e a segunda parte caracteriza os limites e as possibilidades sobre esta temática, por meio de três categorias a posteriori: 1) Modelos didáticos adaptados no ensino de ciências; 2) O processo de inclusão na formação docente; 3) A educação inclusiva e seus propósitos. Os trabalhos encontrados na área, nesse período, especificamente, permitem refletir sobre a importância de novas pesquisas dando destaque às práticas pedagógicas no ensino de ciências para estudantes com deficiência visual, ao uso de materiais didáticos adaptados e à importância da formação do docente de ciências em salas de aulas inclusivas.
Referências
ANDRADE, D. L.; SOUZA, M. F. N. O processo de ensino aprendizagem dos deficientes visuais em duas escolas públicas do ensino fundamental, na zona urbana do município de Benjamin Constant/AM. Anuário do Instituto de Natureza e Cultura - ANINC, v. 5, n. 1, p. 327-336, 2022.
BONFIM, C. S.; MÓL, G. de S.; PINHEIRO, B. C. S. A (in)visibilidade de pessoas com deficiência visual nas ciências exatas e naturais: percepções e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. 589-604, 2021.
CASTRO, C. M. G. de; ALVES, G. E.; PEREIRA, C. A. Estudo sobre possíveis avanços no processo de aprendizagem de alunos com baixa visão utilizando material de ensino adaptado para aulas de ciências. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 306-324, 2020.
COELHO, C. P.; SOARES, R. G.; ROEHRS, R. Ensino de ciências através da prática experimental flexibilizada para aluno deficiente visual. Interfaces da Educação, v. 13, n. 37, p. 332-353, 2022.
DAMIÃO, A. L.; NONATO, O. C. dos S.; COSTA, A. L. de O.; BEZERRA, M. I. da S. Possibilidades e limites da formação continuada no processo de inclusão do aluno com deficiência no Ensino Regular. In: SÉRIE EDUCAR, (Org.). Formação e Prática Docente. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020. p. 46-55.
FARIA, H. S. de S.; ABREU, C. P. C. de; MENEZES, G. J. B. de; RABELO, L. C. C. Análise do perfil formativo de professores de Ciências Naturais na perspectiva da inclusão. In: SÉRIE EDUCAR, (Org.). Formação e Prática Docente. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020. p. 24-30.
LUNA, C. A.; SILVA, L. V. A. da; BASTOS, S. N. D. A inclusão de alunos com baixa visão e o ensino de ciências: problematizações a partir do estágio supervisionado. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 37, p. 119-134, 2022.
MAGALHÃES, P. G. S.; SOUZA, R. D. C. de; KAWAKAMI, L. M. M.; SILVA, R. M. de S. Aplicação do plano de desenvolvimento individual para uma aluna com deficiência visual. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-22, 2021.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
MÓL, G. de S.; MORAIS, A. V. de; SILVA, W. P. da. Panorama da Inclusão no Ensino de Ciências de acordo com publicações mais relevantes da Área. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química – ReSBEnQ, v. 1, n. 1, p. 1-32, 2020.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Bahia: EDUFBA, 2012. p. 139-155.
SENA, N. de F. da S.; FERREIRA, J. E. V.; OLIVEIRA, M. L. de; SILVA, L. N. C. da; PEREIRA, A. de N. S. Produção e uso de ferramentas didáticas acessíveis para estudantes com deficiência visual: uma experiência no ensino da fauna aquática amazônica, utilizando um calendário tátil. Benjamin Constant, v. 28, n. 64, p. 1-22, 2022.
SILVA, A. G. S. da; CAPRONI, C. C.; COSTA, C. A. da; LUCIO-OLIVEIRA, F. Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2021.
SILVA, T. S.; SOUZA, M. F. L. de. Tecnologias assistivas no ensino de ciências a discentes com deficiência visual: a perspectiva de suas professoras. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 3, p. 24-42, 2021.
SOUZA, C. S. R. de; DIAS, R. R. R.; LIMA, D. de C. F.; TEDERIXE, L. C.; CASTRO, H. C.; LIMA, N. R. W. Sensibilizando futuros docentes para uma prática pedagógica inclusiva através da construção de um livro tátil: uma reflexão necessária. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 58-71, 2019.
TEDERIXE, L. C.; LIMA, N. R. W. Motivações para a produção de materiais didáticos de baixo custo para estudantes com deficiência visual. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 184-216, 2020.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
A partilha de dados não se aplica a este artigo uma vez que não foram gerados ou analisados conjuntos de dados durante o estudo em curso.
Licença
Copyright (c) 2024 Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Maria Rosa Chitolina Schetinger (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.