A inadequação da escola pública

desafios enfrentados pelos estudantes da EJA pela garantia do direito à aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.8

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Escola Pública, Aprendizagem, EJA, Emancipação

Resumo

O presente estudo investiga como a inadequação da escola pública compromete a garantia do direito à aprendizagem e cidadania dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal e como esses desafios contribuem para a evasão escolar. A pesquisa é qualitativa e dialética, utilizando a hermenêutica de profundidade para análise dos dados, e foi realizada em uma escola pública no Riacho Fundo II, periferia de Brasília, no Distrito Federal, com coleta de dados entre os estudantes por meio de entrevistas em profundidade e encontros coletivos. Os resultados evidenciam diversos fatores que agravam a problemática da aprendizagem e cidadania na escola pública, como relações de poder, políticas educacionais inadequadas para a EJA, falta de material didático adequado, capacitação insuficiente de professores(as) e a dificuldade destes em lidar com a aprendizagem e cidadania dos estudantes, quando sua própria situação nesses aspectos está comprometida. O estudo aponta que o Distrito Federal falha na oferta de uma educação de qualidade para a EJA, privilegiando uma aprendizagem mecânica em detrimento do pensamento crítico e autônomo, com profissionais desmotivados e condições precárias de trabalho. Além disso, propõem-se soluções para fortalecer uma escola capaz de educar cidadãos emancipados, destacando a importância da mobilização coletiva pela educação pública de qualidade e a valorização dos professores nesse processo. Como base teórica, buscou-se autores renomados nos campos dos direitos humanos e da educação, tais como Paulo Freire, Pedro Demo, Arroyo, Gadotti, Di Pierro, Haddad, entre outros.

Biografia do Autor

  • Aldeisa Santos de Carvalho, Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Possui graduação em Letras - Inglês/português pela Faculdade da Terra de Brasília (2005); graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (2016); Especializada em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado pela faculdade Faiara.; Cursou Mestrado (2024) na Universidade de Brasília; Atuou em programas de Alfabetização de Jovens e Adultos em programas do Governo Federal em parceria com a Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL.

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Publicado

2024-12-26

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Dossiê 2

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A inadequação da escola pública: desafios enfrentados pelos estudantes da EJA pela garantia do direito à aprendizagem. (2024). Revista Eixo, 13(3), 70-78. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.8

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