CORPORALIZAÇÕES VIRULENTAS: PRINCÍPIOS SOMÁTICOS NA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14.n3.14


Palavras-chave:

Prática como Pesquisa, Somática, performance, corporalização

Resumo

A presente escrita evidencia percursos em Prática Artística como Pesquisa
(PaR), evocando a Somática, seus princípios e metodologias como caminho para a pesquisa em Artes Cênicas. As pessoas autoras expõem suas experiências a partir da vivência no componente curricular Epistemologias Somáticas na Pesquisa Artística, ministrado pelo Prof. Dr. Diego Pizarro no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Nesse contexto, práticas e abordagens somáticas são inter-relacionadas aos processos criativos no Mestrado. Propõe-se que a pesquisa seja corporalizada, revelando um campo múltiplo, aberto e em
constante expansão multimodal, conforme a PaR sugere na produção e
compartilhamento de saberes contra–hegemônicos. Com temáticas de pesquisa distintas, as pessoas autoras adotam os princípios somáticos como eixo para corporalizar as palavras, transitar por experiências passadas e presentes e imaginar/criar o vindouro no devir e(m) prática. As perguntas da sessão Oportunidades que a Somática nos dá para pesquisar serviram como clave para a elaboração desta escrita, em fluxo com o que
move as pesquisas. As pessoas autoras recorrem a outras formas de escrever para ancorar e aproximar esse processo de escrita, da prática corporalizada, e dar vazão às experimentações somáticas como um novo paradigma expandido de conhecimento, pesquisa e modo de viver e se relacionar com o mundo de forma transdisciplinar, indisciplinar, espiritual, onírica, dentre outras.

Biografia do Autor

  • Raquel Souza Parras, Universidade Federal da Bahia

    Raquel Parras é artista da corporalização, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada pela Faculdade Paulista de Artes com licenciatura em Teatro (FPA), atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP) e produtora cultural de ofício nos projetos em que atua e de outros artistas e instituições/eventos. Atualmente colabora com a produção do projeto de extensão "Imersão Oceânica" coordenado pela Prof. Dra. Ciane Fernandes (PPGAC/UFBA). Pesquisa Somática e Artes Cênicas com foco na experiência pelo movimento em criações ecoperformativas. No teatro trabalhou com os diretores: Antônio Rogério Toscano, Isabell Setti, Eliana Bolanho entre outros. Em práticas e técnicas do corpo e voz experienciou com os profissionais: Ciane Fernandes (Sistema Laban/Bartenieff), Tarina Quelho e Diego Pizarro (Body-mind Centering), Alisson Lima (capoeira e frevo), Marilda Alface (Butô), Silvia Taques Bittencourt (Pilates e Danças Brasileiras), Emilie Andrade (Técnica Klauss Vianna e Viewpoints), Andrea Kaiser (Canto), Carmina Juarez (Terapia vocal), William Guedes (Canto), entre outros. Entre 2018 e 2020 atuou no circuito profissional no audiovisual e em espetáculos de dança e teatro de forma presencial, destaque para o ato-espetáculo musical "Inútil Canto e Inútil Pranto pelos Anjos Caídos", direção de Rogério Tarifa e o espetáculo de improviso em dança-palhaço "Idiotxs Magníficxs", dirigido por Cristiane Paoli Quito. Seus últimos trabalhos como atriz foram: "Scroll Roll - um pergaminho lançado ao mar pelos fenícios", com texto de Antônio Rogério Toscano e direção coletiva de Danilo Martim, Luiz Felipe Bianchinni, Walmick de Holanda e Raquel Parras; e "De Passagem ou Que Ano Louco 2020", texto de Rafael Martins e direção de Juracy de Oliveira da Pandêmica Coletivo Temporário de Criação (Indicada ao Prêmio Shell 2023 na categoria "Energia que vem da gente" - RJ). Ambos os trabalhos foram contemplados pelo PROACLab de São Paulo - SP via Lei Aldir Blanc (2021). Como professora da educação básica, de 2015 a 2023 lecionou as disciplinas Artes e Arte Educação no Ensino Fundamental I do ensino público e privado em São Paulo - SP e Salvador - BA. Atualmente é atelierista da Escola Casa da Infância propondo vivências de Corpo e Movimento.

  • Franclin Correia da Rocha, Universidade Federal da Bahia

    Experiência na área de Artes, com ênfase em Artes : teatro, dança, música e em artes visuais. Professor da educação básica do município de Lauro de Freitas desde 2019 e do governo do Estado da Bahia a partir 2024. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA - 2023 a 2025. Especialista em Gênero Raça/Etnia e Sexualidade pela Universidade do Estado da Bahia (2024) e em Arte-Educação Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas (2020), licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA (2012). Atua como performer, ator e produtor cultural.

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Publicado

2025-12-17

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponibilizados.

Como Citar

SOUZA PARRAS, Raquel; CORREIA DA ROCHA, Franclin. CORPORALIZAÇÕES VIRULENTAS: PRINCÍPIOS SOMÁTICOS NA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS. Revista Eixo, Brasília, v. 14, n. 3, p. e14, 2025. DOI: 10.19123/REixo.v14.n3.14. Disponível em: https://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/revistaeixo/article/view/355.. Acesso em: 18 dez. 2025.

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