CORPORALIZAÇÕES VIRULENTAS: PRINCÍPIOS SOMÁTICOS NA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14.n3.14Palavras-chave:
Prática como Pesquisa, Somática, performance, corporalizaçãoResumo
A presente escrita evidencia percursos em Prática Artística como Pesquisa
(PaR), evocando a Somática, seus princípios e metodologias como caminho para a pesquisa em Artes Cênicas. As pessoas autoras expõem suas experiências a partir da vivência no componente curricular Epistemologias Somáticas na Pesquisa Artística, ministrado pelo Prof. Dr. Diego Pizarro no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Nesse contexto, práticas e abordagens somáticas são inter-relacionadas aos processos criativos no Mestrado. Propõe-se que a pesquisa seja corporalizada, revelando um campo múltiplo, aberto e em
constante expansão multimodal, conforme a PaR sugere na produção e
compartilhamento de saberes contra–hegemônicos. Com temáticas de pesquisa distintas, as pessoas autoras adotam os princípios somáticos como eixo para corporalizar as palavras, transitar por experiências passadas e presentes e imaginar/criar o vindouro no devir e(m) prática. As perguntas da sessão Oportunidades que a Somática nos dá para pesquisar serviram como clave para a elaboração desta escrita, em fluxo com o que
move as pesquisas. As pessoas autoras recorrem a outras formas de escrever para ancorar e aproximar esse processo de escrita, da prática corporalizada, e dar vazão às experimentações somáticas como um novo paradigma expandido de conhecimento, pesquisa e modo de viver e se relacionar com o mundo de forma transdisciplinar, indisciplinar, espiritual, onírica, dentre outras.
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