PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.2

Palavras-chave:

Educação audiovisual, Educação em Ciências, TIC

Resumo

A necessidade de alinhar o ensino às demandas atuais da sociedade impulsiona a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente educacional. Entre essas tecnologias, as produções audiovisuais constituem ferramentas de grande relevância no contexto escolar, contribuindo para a motivação e o engajamento dos estudantes e favorecendo a aprendizagem. O presente estudo realizou um mapeamento do estado do conhecimento das pesquisas relacionadas ao uso de produções audiovisuais publicadas nos Anais do I ao XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica, com uma abordagem qualitativa articulada ao tratamento quantitativo dos dados. A seleção dos trabalhos ocorreu a partir da busca pelas palavras-chave: audiovisual, filme, cinema, desenho, série, novela, anime, documentário e vídeos. Selecionou-se 131 trabalhos, com destaque para o XI ENPEC com 23 pesquisas. A quantidade de estudos realizados em ambiente formal voltados para o ensino de Ciências e Biologia foi superior às publicações destinadas a outras áreas de conhecimento, sendo a maior parte direcionada aos estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. A análise revelou que a maioria das publicações reportou o uso de produções audiovisuais como recurso didático, a fim de motivar e favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Apesar de poucas pesquisas terem sido publicadas acerca da formação docente, é importante reconhecer a crescente importância do conteúdo audiovisual e integrá-lo de maneira eficaz na formação dos educadores. Espera-se que esta pesquisa contribua para fomentar novos estudos sobre as potencialidades do audiovisual no processo de ensino e aprendizagem.

Referências

ABRAPEC. Estatuto da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, de 05 de julho de 2017, Florianópolis, SC. Disponível em: <http://abrapec.com/wpcontent/uploads/2022/09/estatuto.pdf> Acesso em: 10/03/2023.

ALMEIDA, E. F.; OLIVEIRA, E. C.; LIMA, A. G.; ANICET, C. C. Cinema e Biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, p. 3-21, 2019.

ALVES, B. D. L. T. L.; GONÇALVES, P. W.; CARNEIRO, C. D. R. CUNHA, C. A. L. Por que usar 'Praia: um rio de areia' para ensinar Ciência do Sistema Terra? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais.... Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

ARAÚJO, P. M. P.; ERROBIDART, N. C. G.; JARDIM, M. I. A. Videocast: Potencialidades e Desafios na Prática Educativa segundo a literatura. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

BASTOS, W. G.; REZENDE FILHO, L. A. C.; PASTOR JÚNIOR, A. A.; PEREIRA, M. V. A questão do reendereçamento na recepção audiovisual em uma aula de Biologia In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C. Recepção audiovisual e reendereçamento em aulas de Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

BASTOS, W. G.; REZENDE FILHO, L. A. C.; JÚNIOR, A. A. P. Produção e recepção de vídeo por licenciando em Biologia: uma exibição no modo privado de leitura. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas. Anais… São Paulo: Abrapec, 2011.

BASTOS, W.; REZENDE FILHO, L. A. C.; PASTOR JUNIOR, A. A. Produção de vídeo educativo por licenciandos: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 39-58, 2015.

BASTOS, W. G.; REZENDE FILHO, L. A. C.; PASTOR JÚNIOR, A. A.; PEREIRA, M. V. A produção de vídeo por alunos da Licenciatura em Biologia e sua recepção por alunos do ensino médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

BORGES, J. F. H.; LIMA-TAVARES, M.; NEVES, M. L. R. C. A produção de vídeos por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma sequência de ensino sobre parasitoses. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

BRASIL. Lei nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CABRAL, L. F. E.; REZENDE FILHO, L. A. C.; SANTOS, G. A. L. C. Práticas e discursos Neoliberais na inserção do audiovisual no Ensino de Ciências em canais de Ciências no Youtube. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

CABRAL, L. F. E.; SANTOS, G. A. L. C.; PEREIRA, W. A.; RAMOS, M. I. B. B.; REZENDE FILHO, L. A. C. Aprendendo sobre as frutas a partir de séries infantis: uma proposta de reendereçamento no ensino fundamental. Latin American Journal of Science Education, v. 6, p. 1-11, 2019.

CABRAL, L. F. E.; VIEIRA, R. C.; REZENDE FILHO, L. A. C. PIPER: relato da experiência do planejamento e execução de uma aula sobre aves a partir do reendereçamento de um filme de animação. Latin American Journal of Science Education, v. 6, p. 1-10, 2019.

CAMPOS, T. R.; CRUZ, D. M. Análise de conceitos científicos presentes no anime Hataraku saibou. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 703-723, 2020.

CARNEIRO, C. D. R.; MARTINS, J. R. S. Quando o céu é o limite: cinema catástrofe e ensino de Geociências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas. Anais… São Paulo: Abrapec, 2011.

CARVALHO, A. C. S. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no Ensino fundamental I. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2017.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. Separata de: LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. 156 p. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

CAVALCANTI, E. L. D.; SILVA, A. P. F. N. Recurso audiovisual para promover a Educação Ambiental Crítica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

CERVATO, C.; FRODEMAN, R. A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos. Terrae Didatica, v.10, n.1, p.67-79, 2014.

D’LUISE, B.; GONÇALVES, P.; CARNEIRO, D. R. Por que usar "Praia: um rio de areia" para ensinar Ciência do Sistema Terra? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

FLOR, T. O.; SILVA-PIRES, F. E. S.; VIDO, M. P. M.; ARAÚJO-JORGE, T. C.; TRAJANO, V. S. Uma revisão integrativa sobre o uso do cinema no ensino de ciências e saúde. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

FRANCISCO JUNIOR, W. E.; BENIGNO, A. P. A. Produção de vídeos amadores de experimentos: algumas contribuições para se pensar o processo educativo. Revista Exitus, v. 8, n. 2, p. 244–272, 2018.

FREY, D. “O despertar de uma paixão” e o ensino de cólera e evolução. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

FREY, D.; SANTOS, G. S.; OLIVEIRA, M. F. A. A pedagogia de paulo freire e o uso de filmes - possibilidades no ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

GUIMARÃES, B. R.; FILHO, L. A. C. R. Ensinando Genética com o filme X-Men Primeira Classe: reendereçamentos em uma proposta didática para o professor de Biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

HOLMES, E. A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, v. 15, p.1-14, 2020.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

IZARIAS, N. S.; VIEIRA, J. A. C.; LEÃO, M. F. Produção audiovisual no ensino de química: uma forma de democratizar a construção do conhecimento. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

JENSEN, J. L.; KUMMER, T. A.; GODOY, P. D. M. Improvements from a flipped classroom may simply be the fruits of active learning. CBE - Life Sciences Education, v. 14, n. 1, p. ar5, 2015.

KARAT, M. T.; RAMOS, M. B. Audiovisuais no Ensino de Ciências: o silêncio da autoria discursiva. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2013.

LIMA, A. K.; ARAÚJO, M. F. F.; ARAÚJO JÚNIOR, J. F. A sustentabilidade em Espaços Não Formais de Ensino: Uma revisão no contexto do Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária. São Paulo, 1986.

MACÊDO, P. B.; PEREIRA, A. F.; AQUINO, R. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A.; MARTINS, M. M. Análise do tema obesidade no filme Super Size Me à luz da semiótica peirceana: macrodiscurso. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

MACÊDO, P. B.; BRAYNER-LOPES, F. M.; SOUZA, A. F.; JÓFILI, Z. M. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. Homem-ambiente-teia alimentar: construção de conceitos Sistêmico-Complexos mediados semioticamente por vídeos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

MARANDINO, M. Faz sentido ainda propor a separação entre os termos educação formal, não formal e informal? Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 811-816, 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica, 5. ed., São Paulo: Atlas, 2003.

MARIANO, I. A. et. al. Ciência, cinema e educação: reflexões coletivas sobre as muitas formas de produção do conhecimento. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas. Anais… São Paulo: Abrapec, 2011.

MARTINS, T. P.; SOUZA, N. G. S. A Ciência como Instância Legitimadora da Natureza: análise de um vídeo publicitário dos produtos Natura Ekos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

MATOS, C. F.; SILVA, J. G. “A influência da mídia na escolha dos vídeos e filmes utilizados nas aulas de Ciências: um levantamento a partir das últimas três edições do Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ”. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2013.

MEGID NETO, J. O ensino de Ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações: 1972-1995. Campinas: UNICAMP/FE/CEDOC, 1998.

MENDONÇA, G. L.; FERREIRA, F. R.; RODRIGUEZ, L. L. R. Produção de audiovisual como recurso didático para o ensino de legislação em curso de graduação em química. Revista Química Nova na Escola, v. 00, n. 0, p. 2, 2014.

MENEGUSSO, G.; BISOL, L.; KRASNIEVICZ, l.; MORAES, C. H. Investigando a vivência da cultura audiovisual por jovens frederiquenses. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 9, Guarapuava. Anais... Guarapuava, 2008.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

MONTEIRO, J. A.; REZENDE, R. L.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Diálogos possíveis entre cinema e história e filosofia da biologia: contribuições a partir de uma disciplina remota. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, n. 9, p. 57-72, 2000.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 1995.

MOREIRA, A. E. R. O sol, a terra e os seres vivos: uma proposta de sequência didática para o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, C. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015.

OLIVEIRA, D. C. DE; AMORIM, S. I. F. DE; TAUCEDA, K. C. Uma Aproximação das Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências na Ótica do Docente: Limites e Contribuições. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 53279-53295, 2020.

PAPA, R. D.; HOSOUME, Y. Os filmes nos trabalhos científicos em eventos de ensino de Física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C.; BASTOS, W. G. Educação médica e audiovisual: sentidos produzidos por estudantes sobre um vídeo educativo de atenção à saúde. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2013.

PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.; BASTOS, W. G. Modos de endereçamento e reendereçamento: as apropriações de um filme por professores de medicina em aulas de Psicologia Médica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia, São Paulo. Anais.... Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

PASTOR JUNIOR, A. A.; REZENDE FILHO, L. A. C.; Recepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 516-523, 2012.

PASTOR, A. A.; BASTOS, G. B.; REZENDE, L. A. C. Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas. Anais… São Paulo: Abrapec, 2011.

PAVÃO, A. C. O.; SACCOL, L. R. I. A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes. Educação UFSM, v. 44, p 1-26, 2019.

PEREIRA, A. O. et al. Luz, Câmera... Ciência: Abordando as Ciências e suas relações através do filme “Interestelar” e da série “The Big Bang Theory. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

PEREIRA, B. F. M.; SÁ, E. F.; FONSECA, M. A. Prática de professores com o uso de longametragem enquanto estratégia didática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

PEREIRA, M. V. S. Produção e recepção de vídeos por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho no laboratório de física. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.; BEZERRA, T. A. M. Investigando a produção de vídeos por estudantes de ensino médio no contexto do laboratório de física. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 2731-2736, 2013.

RAMOS, E. J; AMARAL, L. H. Relações e interações dos professores de ciências e matemática com as tecnologias. HOLOS, ano 28, v. 4, p. 226-241, 2012.

REHEM, H.; SANTOS, H. J.; CHAVES, C. V. C.; PEIXOTO, A.; NERI, L. G.; ABREU, V. M. Videoprocesso como recurso didático para uma Educação Ambiental crítica: análise qualitativa das narrativas produzidas por alunos do ensino médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR JUNIOR, A, A., PEREIRA, M. V.; SÁ, M. B. Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 143-141, 2015.

REZENDE FILHO, L. A. C.; SÁ, M. B.; PEREIRA, M. V.; BASTOS, W. G.; PASTOR JUNIOR, A. A.; PINHEIRO, A. R. Canais de vídeo para ensino de ciências: um estudo exploratório. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

REZENDE FILHO, L. A. Trajetória de pesquisa sobre cinema e educação por meio do conceito de endereçamento. In: Leite, C.; Omelczuk, F.; Rezende, L. A. (orgs). Cinema-Educação: políticas e poéticas. 1. ed. Macaé: Editora NUPEM, 2021.

ROCHA, M. B.; QUEIROZ, A. P. B. Conhecimento científico no cinema: o que dizem os filmes de ficção científica? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

RODRIGUES, A. S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Relações entre o anime Pokémon e a construção da alfabetização científica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

ROGERS, A. Looking again at non-formal and informal education: towards a new paradigm. In: Non-formal education: flexible schooling or participatory education? Hong Kong: The University of Hong Kong, 2004. Disponível em: <http://www.infed.org/biblio/ non_formal_paradigm.htm>. Acesso em: 24-10/23.

SANTANA, D. E. R. F. Análise de plataformas de streaming de vídeos e sua relação com TIC no ensino de ciências para a educação básica. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

SANTOS, C. M.; MESSEDER NETO, H. S. Cinema e cultura lúdica: contribuições para o ensino de ciências a partir de Gilles Brougère. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

SANTOS, J. R. S.; SOUZA, B. T. C. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Biologia: uma revisão bibliográfica. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 45, suplemento 1, p. 40-59, 2019.

SANTOS, P. C. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SILVA, B. N.; ABREU, A. P. V.; SILVA, C. N. O uso das mídias audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 4, São Leopoldo. Anais... [S.l.], v. 1, n. 4, 2020.

SILVA, M. A. M.; GHIDINI, A. R. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de química na educação de jovens e adultos. Scientia Naturalis, v. 2, n. 1, p 320-336, 2020.

SILVA, M. R.; CAMELO, M. H.; MARTINS, A. F. P. Contribuições para formação do professor de Ciências/Física nas ‘linguagens audiovisuais’ por meio do Cinema. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia. Anais.... Águas de Lindóia: Abrapec, 2015.

SILVEIRA, P. M. B.; GASTAL, M. L. A. O cinema no ensino de ciências: compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o CTS e o uso de filmes sob essa perspectiva. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2017.

SMITH, M. K. What is non-formal education? 1996. Disponível em: <http://www.infed. org/biblio/b-nonfor.htm>. Acesso em: 24 out. 2017.

SOUSA, A. A. M.; SOUZA, S. R.; LIMA, A. A.; FREITAS, K. C. S. Concepções de licenciandos em química sobre a utilização de vídeos didáticos em experiências de ensino e aprendizagem. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12, Natal. Anais… Rio Grande do Norte: Abrapec, 2019.

SOUZA FILHO, L. A.; VALLADÃO, A. P. P.; LAGE, D. A. Cinema e Educação: um estudo sobre a recepção de um filme no ensino de Ecologia. Revista e-Mosaicos, v. 11, n. 26, p. 143-157, 2022.

SOUZA, A. M. Câmera e vídeo na escola: quem conta o que sobre quem? Comunicação & Educação, v. 10, n. 1, 2005.

SUANNO, M. V. R. Formação Cultural de professores: conhecimento e sentipensar. In: Congresso Nacional de Educação, 4, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: PUCRS, 2009.

VASCONCELOS, F; LEÃO, M. A utilização de vídeos didáticos na introdução de conceitos científicos em um Museu de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, Florianópolis. Anais… Santa Catarina: Abrapec, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. (2024). Revista Eixo, 13(2), 20-32. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.2

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>