Racismo ambiental durante a urbanização do Rio de Janeiro (1902-1906)
análise de livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixov14n1.7Palavras-chave:
Racismo Ambiental, Ensino de História, Primeira República BrasileiraResumo
O racismo ambiental é uma temática pouco discutida no âmbito da educação, principalmente no ensino de história para a educação básica. Relatos históricos indicam vários casos de racismo ambiental, principalmente no Brasil. Um desses casos é possível ser identificado no processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro durante a Primeira República Brasileira nos anos de 1902 a 1906, cujas consequências se refletem até os dias atuais. Considerando a importância dos livros didáticos no acesso ao conhecimento, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar uma coleção de livros didáticos de história do Ensino Médio, utilizada em um colégio estadual do município de Seropédica/RJ, quanto à temática racismo ambiental no processo de urbanização do Rio de Janeiro durante a Primeira República Brasileira. A pesquisa possui um método que combina pesquisa documental e análise de conteúdo. As obras didáticas foram submetidas a uma análise abrangente, envolvendo a avaliação de textos, ilustrações, exercícios, textos complementares, textboxs e seções que recomendam obras e filmes que se relacionam com o tema do racismo ambiental durante a reforma urbana no período da Primeira República Brasileira. Conclui-se que a coleção de livro didático examinada apresenta menções diretas e indiretas aos casos de racismo ambiental ocorridos ao longo do processo de urbanização na cidade do Rio de Janeiro, porém a temática ainda é pouco explorada dentro dos livros.
Referências
AZEVEDO, André N. A Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as Ideias de Civilização e Progresso. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIO, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdos. Lisboa: Edições 70, 1997.
BULLARD, R. Ética e racismo ambiental. Revista Eco 21, ano XV, nº 98, jan. 2005. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/textos_educativos/etica_e_racismo_ambiental.html. Acesso em 25 jul. 2022. Acessado em: 11 ago. 2023.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. 4.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
FILHO, Diosmar. Entrevista com Diosmar Filho: O que é racismo ambiental? [Entrevista cedida a] Daniel Vila Nova, Gama Revista, São Paulo. nov. 2021.
Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/especial/o-que-e-racismo-ambiental/. Acessado em: 11 ago. 2023.
FONSECA. João José S. da. Metodologia da Pesquisa Científica. Unidade 1, p.27-39. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.
JESUS, Fernando Santos de. O “negro” no livro didático de história do ensino médio e a Lei 10.639/03. Maceió: UEL, 2021
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização (do pensamento único à consciência universal). 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SEVCENKO, N. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo. Editora UNESP, 2018.
VISCARDI, Cláudia Maria R. O Federalismo como Experiência: Campos Sales e as Tentativas de Estabilização da República. SciELO, jul. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/K6bpZDp5TLbm3KHqwX97NTj/?lang=pt#. Acessado em: 10 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Todos os dados utilizados na pesquisa foram disponibilizados ao longo do texto.
Licença
Copyright (c) 2025 Vinícius de Albuquerque Damasceno, Dra. Zilene Moreira Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.