Racismo ambiental durante a urbanização do Rio de Janeiro (1902-1906)

análise de livros didáticos de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixov14n1.7

Palavras-chave:

Racismo Ambiental, Ensino de História, Primeira República Brasileira

Resumo

O racismo ambiental é uma temática pouco discutida no âmbito da educação, principalmente no ensino de história para a educação básica. Relatos históricos indicam vários casos de racismo ambiental, principalmente no Brasil. Um desses casos é possível ser identificado no processo de urbanização da cidade do Rio de Janeiro durante a Primeira República Brasileira nos anos de 1902 a 1906, cujas consequências se refletem até os dias atuais. Considerando a importância dos livros didáticos no acesso ao conhecimento, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar uma coleção de livros didáticos de história do Ensino Médio, utilizada em um colégio estadual do município de Seropédica/RJ, quanto à temática racismo ambiental no processo de urbanização do Rio de Janeiro durante a Primeira República Brasileira. A pesquisa possui um método que combina pesquisa documental e análise de conteúdo. As obras didáticas foram submetidas a uma análise abrangente, envolvendo a avaliação de textos, ilustrações, exercícios, textos complementares, textboxs e seções que recomendam obras e filmes que se relacionam com o tema do racismo ambiental durante a reforma urbana no período da Primeira República Brasileira. Conclui-se que a coleção de livro didático examinada apresenta menções diretas e indiretas aos casos de racismo ambiental ocorridos ao longo do processo de urbanização na cidade do Rio de Janeiro, porém a temática ainda é pouco explorada dentro dos livros.

Biografia do Autor

  • Vinícius de Albuquerque Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Discente de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estagiário no Centro de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Tenho como foco História do Brasil em ênfase no período denominado de Primeira República Brasileira.

  • Dra. Zilene Moreira Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Lienciada em Ciências Biológicas, Mestra e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Professora  Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática  (PPGEduCIMAT/UFRRJ).

Referências

AZEVEDO, André N. A Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as Ideias de Civilização e Progresso. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIO, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdos. Lisboa: Edições 70, 1997.

BULLARD, R. Ética e racismo ambiental. Revista Eco 21, ano XV, nº 98, jan. 2005. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/textos_educativos/etica_e_racismo_ambiental.html. Acesso em 25 jul. 2022. Acessado em: 11 ago. 2023.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. 4.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

FILHO, Diosmar. Entrevista com Diosmar Filho: O que é racismo ambiental? [Entrevista cedida a] Daniel Vila Nova, Gama Revista, São Paulo. nov. 2021.

Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/especial/o-que-e-racismo-ambiental/. Acessado em: 11 ago. 2023.

FONSECA. João José S. da. Metodologia da Pesquisa Científica. Unidade 1, p.27-39. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

JESUS, Fernando Santos de. O “negro” no livro didático de história do ensino médio e a Lei 10.639/03. Maceió: UEL, 2021

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização (do pensamento único à consciência universal). 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SEVCENKO, N. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. São Paulo. Editora UNESP, 2018.

VISCARDI, Cláudia Maria R. O Federalismo como Experiência: Campos Sales e as Tentativas de Estabilização da República. SciELO, jul. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/K6bpZDp5TLbm3KHqwX97NTj/?lang=pt#. Acessado em: 10 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Declaração de Disponibilidade de Dados

Todos os dados utilizados na pesquisa foram disponibilizados ao longo do texto.

Como Citar

Racismo ambiental durante a urbanização do Rio de Janeiro (1902-1906): análise de livros didáticos de História. (2025). Revista Eixo, 14(1), 71-78. https://doi.org/10.19123/REixov14n1.7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

1-10 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.