HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
AVANÇOS, RETROCESSOS E LEGISLAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.3Palabras clave:
educação profissional; formação de professores; legislação; história; políticas públicas.Resumen
Este artigo é fruto de uma tese de doutorado em Educação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo deste trabalho é apresentar os avanços, retrocessos e a legislação a respeito da formação de professores da Educação Profissional brasileira, em uma perspectiva histórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, centrada em revisão bibliográfica, com destaque para os documentos normativos federais mais relevantes no período de 2012 a 2022 que versavam sobre a matéria. Os resultados apontam para: 1. O Estado brasileiro vem permitindo, e mais recentemente privilegiando, a experiência profissional prévia do professor em empresas, especialmente em indústrias, como requisito para o trabalho na educação profissional, em particular na de nível técnico; 2. O Estado brasileiro vem oferecendo ao docente que já atua na modalidade e não possui um curso de licenciatura estratégias formativas diversas, as quais, até o momento, desconhecemos suas implicações para o processo ensino-aprendizagem; e 3. Esse mesmo Estado vem assumindo uma posição, frente à formação de professores para a modalidade em pauta, que mais apresenta continuidades e semelhanças com o passado vivenciado em todo o século XX do que rupturas e reais mudanças.
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